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C-390: a venda que consolidou a joia da Embraer como o "favorito da OTAN"

De acordo com a Embraer, o C-390 tem sido considerado a melhor opção para os requisitos de países membros da aliança militar

Encontro para a aquisição de C-390 pela Eslováquia.Créditos: Embraer
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O C-390 Millenium, cargueiro militar desenvolvido pela Embraer para substituir um modelo antigo da fabricante norte-americana Lockheed Martin (C-130), já conta com um faturamento de mercado que corresponde a até 13 vezes seu investimento inicial — que foi de cerca de R$ 22 bilhões.

Conforme noticiou a Fórum, a aeronave tem potencial para parcerias de mercado diversificadas que podem somar um prêmio de R$ 300 bilhões, contando com aquelas parcerias já concretizadas nos últimos dois anos.

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Em novembro de 2024, a Suécia adotou o C-390 como sua aeronave principal para transporte tático, seguindo o movimento de Portugal, Holanda, República Tcheca, Áustria e Hungria. 

Nesta terça-feira (10/12), a Embraer comunicou mais uma parceria para a aquisição do modelo por um país da OTAN — desta vez, a Eslováquia. O C-390 tem sido descrito por sua fabricante, sediada em São José dos Campos, como "a escolha preferida entre membros da OTAN", e aquela que melhor atende aos critérios de países membros da aliança militar.

A Carta de Intenções para a aquisição da aeronave foi assinada com o Ministério da Defesa do Brasil durante a visita do Ministro da Defesa da Eslováquia ao Brasil, que foi recebido, na ocasião, pelo vice-presidente Geraldo Alckimin, em vista da internação do presidente Lula

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O acordo vai envolver a compra de três aeronaves C-390 pela a Eslováquia, que devem ser negociadas com a fabricante a  partir de janeiro de 2025.

Também discutiu-se a colaboração dos países em atividades de treinamento, logística e no desenvolvimento conjunto de suas frotas. As aeronaves C-390 devem ser entregues, como costumeiro, no “padrão da OTAN”, de que a Eslováquia faz parte desde 2004.

De acordo com a Embraer, o C-390, que tem "baixo custo operacional, versatilidade e confiabilidade", é a melhor opção para "os requisitos da futura aeronave de transporte militar" do país. 

Incorporado pela Força Aérea Brasileira em 2019, ele já acumulou 15.500 horas de voo, uma disponibilidade operacional de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.

O Millennium tem uma capacidade de carga útil de até 26 mil kg e uma velocidade de cruzeiro de 870 km/h, com um alcance de até 5.200 km.

Outros mercados potenciais para o cargueiro incluem a Arábia Saudita e a Índia, cuja cooperação com o Brasil no setor de tecnologias militares tem sido cortejada durante eventos e mostras de aviação internacionais, de acordo com portais militares. 

 

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