EMBRAER

Multinacional de aviação vai investir US$ 400 milhões em produção de joia da Embraer

Investimento é parte de uma parceria para a modernização da frota de jatos da companhia e mira o mercado africano

Avião comercial em pista de pouso.Créditos: Pixabay
Escrito en TECNOLOGIA el

A ABL Aviation, multinacional norte-americana especializada em gestão de ativos de aeronaves e serviços para arrendatários do setor aéreo, com sedes na Irlanda, no Japão e na África, anunciou nesta quinta (7) uma linha de financiamento milionária para o “projeto E2” da Embraer

Vão ser investidos US$ 400 milhões na produção de jatos da linha E2, dos modelos E175-E2, E190-E2 e E195-E2. 

De acordo com a assessoria da ABL, a parceria é fruto de uma estratégia de aprimoramento e modernização da frota para "atingir metas de sustentabilidade da indústria e das companhias aéreas". Isso porque os jatos E2, desenvolvidos para voos regionais de médio e curto alcance, destacam-se por sua eficiência e economia. 

Os E2 são projetados para otimizar o consumo de combustível e reduzir custos de operação, o que é vantajoso em rotas menores, como voos entre cidades e rotas com menor tráfego, em que aeronaves maiores não seriam economicamente viáveis.

Lançados durante um evento aéreo em Paris, em 2013, os modelos E190-E2 e E195-E2 foram desenvolvidos para ser a segunda geração de E-Jets (jatos comerciais de médio e curto alcance), e foram incorporados às operações da companhia em 2018 e 2019, respectivamente.

A parceria para a produção das aeronaves foi firmada durante o Marrakech Air Show, evento de exposição do setor aéreo ocorrido no Marrocos, que é visto como "importante polo aeroespacial" da África, região em que a ABL também estabeleceu uma sede da companhia em 2017.

Os países africanos são um alvo do financiamento da ABL na produção de jatos da Embraer, e a investidora espera, junto à gigante brasileira, estender o financiamento para as entregas de jatos E2 e sua aquisição (além de peças das aeronaves) por companhias africanas.

Saiba mais sobre os jatos E2 

A família de jatos E2, desenvolvidos pela Embraer, representa a segunda geração dos E-Jets e oferece avanços significativos em eficiência, alcance e conforto. Suas principais características são:

  • Eficiência de combustível: os E2 consomem menos combustível em comparação com a geração anterior de E-Jets, resultando em menores custos operacionais e redução de emissões; 
  • Rotas mais longas: o E190-E2 possui um alcance de até 5.278 km, enquanto o E195-E2 alcança até 4.815 km, permitindo operações em rotas mais longas sem escala; 
  • Mais conforto: as aeronaves desse modelo oferecem cabines mais silenciosas e confortáveis, com melhorias no design interno para uma melhor experiência dos passageiros.