AVIAÇÃO MILITAR

KC-390: Mais um país da OTAN adquire joia da Embraer

Com acordo finalizado na última sexta (25), país é o quarto membro da Aliança do Tratado do Atlântico Norte a escolher o modelo

C-390 Millennium.Créditos: Embraer
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Em outubro de 2023, de acordo com o portal de notícias da Embraer, deu-se início à negociação de um acordo entre o Ministério da Defesa e as Forças Armadas da República Tcheca para a aquisição de duas aeronaves C-390 Millennium, produzidas pela fabricante brasileira, pelo país da OTAN. 

A Embraer, sediada em São José dos Campos - SP, já é a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, e informou que o modelo C-390 foi entendido como "a solução mais adequada" para atender aos requisitos do exército do país. 

A aeronave, de tamanho médio, tem como uma de suas funções o transporte tático-militar (de pessoal e recursos), e é a mais pesada já produzida pela multinacional brasileira. O modelo C-390 Millennium foi anunciado pela empresa em 2019, durante um evento de exposição de aeronaves realizado em Dubai, e pode carregar suprimentos de até 26 toneladas, como veículos militares e helicópteros de operações. 

Além disso, pelo menos 19 toneladas podem ser "lançadas" a partir da aeronave (procedimento em que, para auxiliar nos esforços de guerra ou em ações humanitárias, as aeronaves lançam equipamentos ao ar sem pousar). 

A aquisição de dois desses modelos pela República Tcheca, membro da Aliança do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) desde 1999, foi anunciada na última sexta-feira (25/10), e tem como objetivo "renovar a capacidade de transporte aéreo" do país, que se tornou o quarto membro da Aliança do Norte a adquirir a aeronave

Os outros países da OTAN em posse do modelo são Portugal, Holanda e Hungria (que aderiu à Aliança no mesmo período, ao final da década de 1990).

De acordo com a Embraer, "a República Tcheca é uma parceira ativa no desenvolvimento e na produção do C-390 Millennium", e a empresa tcheca Aero Vodochody é "uma parceira estratégica" e uma fornecedora, auxiliando na produção de partes da fuselagem traseira, de portas para paraquedistas e tripulação, dentre outras partes da aeronave. 

As duas aeronaves adquiridas serão entregues no “padrão da OTAN” — que, determinado por meio do STANAG 3150 (acordo de padronização 3150), estabelece critérios de operação conjunta para os países membros da Aliança. 

Esses critérios incluem diretrizes para a identificação, comunicação e designação das aeronaves, além de sistemas padrão de armamento e logística. 

A Embraer ainda deve fornecer à compradora todo o treinamento e suporte técnico necessários à operação dos aviões em conjunto à frota checa.