O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) liberou um empréstimo no valor de R$ 900 milhões para possibilitar a venda de seis aeronaves E-175, da família dos E-Jets da Embraer, para a norte-americana Horizon Air, sediada em Seattle.
A entrega das aeronaves deve ser feita ao longo de 2025 e finalizada até 2026, e o empréstimo é mais um entre uma linha de financiamentos autorizados para a exportação de mais de 140 aeronaves da Embraer a compradores internacionais desde 2023.
Te podría interesar
“O E175 é a espinha dorsal da rede regional dos Estados Unidos, com mais de 620 aeronaves vendidas, e tendo 86% de participação de mercado desde 2013", afirma a Embraer em comunicado de outubro de 2023.
A linha de E-Jets é preferida por diversas companhias aéreas do mercado norte-americano, como foi o caso da Envoy Air, subsidiária da American Airlines, que opera mais de 150 jatos da empresa brasileira com sede em São José dos Campos.
Te podría interesar
As vendas da Embraer cresceram 14% desde 2024, e a empresa travou, recentemente, um contrato bilionário para a fabricação de 182 jatos executivos, além de operações e pacotes de serviços e suportes, para a Flexjet, empresa de aviação privada dos EUA.
Leia mais: Embraer fecha venda bilionária para gigante dos EUA: mais de R$ 40 bilhões | Revista Fórum
A Horizon Air, que vai adquirir os E-175 da Embraer com aporte do BNDES feito através do programa Exim Pós-Embarque, já tem 50 pedidos firmes da aeronave, e recebeu 44 delas até o final de 2024.
De acordo com Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, de janeiro de 2023 a janeiro de 2025, o número de aeronaves exportadas pela Embraer foi "67% superior às exportações aprovadas durante a gestão anterior".
Sobre o E-175
Da categoria de jatos comerciais, o E-175 é popular em rotas regionais e tem capacidade para transportar entre 76 e 88 passageiros, com um alcance de aproximadamente 3.400 km (o que caracteriza voos de curta e média distância).
Tem uma velocidade de até 829 km/h, 31,68 metros de comprimento e uma envergadura de 26 metros, e assentos na configuração 2x2.
É amplamente utilizado por companhias aéreas de todo o mundo, e preferido no mercado norte-americano. Algumas de suas operadoras regionais mais famosas são:
Estados Unidos
- SkyWest Airlines
- Republic Airways
- Envoy Air
- Mesa Airlines
- Piedmont Airlines
- Horizon Air
Europa
- Lufthansa CityLine (Alemanha)
- Air France Hop (França)
- KLM Cityhopper (Holanda)
- SAS (Scandinavian Airlines) (Escandinávia)
- Air Dolomiti (Itália)
América Latina
- Azul Linhas Aéreas (Brasil)
- Copa Airlines (Panamá)
- LATAM Airlines (Chile)