IMPLANTE CEREBRAL

Neuralink: o que são os chips que Musk quer colocar no cérebro para ligar à rede de computadores

Mesmo após eletrodos retraírem em primeiro teste, empresa anunciou retomada e diz que objetivo é que todas as pessoas implantem o chip: “Superpoderes”

Créditos: Daniel Oberhaus via Wikimedia Commons
Escrito en TECNOLOGIA el

O bilionário de extrema direita e fascista Elon Musk anunciou que sua empresa de neurotecnologia, a Neuralink, retomará a instalação de implantes cerebrais em seres humanos.

A decisão veio após a companhia resolver um problema que havia afetado, dois meses atrás, a capacidade do primeiro paciente de mover o cursor de um computador apenas com o pensamento.

Noland Arbaugh, de 29 anos, ficou tetraplégico após um acidente de mergulho, e em janeiro, ele se tornou o primeiro humano a receber um implante cerebral da Neuralink. Em março, a empresa divulgou um vídeo que mostrava Noland jogando xadrez online com a mente.

No entanto, a Neuralink não revelou que, após a cirurgia, alguns dos cabos com eletrodos haviam se retraído e também não revelou em qual área do cérebro do paciente o chip foi implantado. Além disso, Arbaugh perdeu 85% da conexão com o chip em seu cérebro.

Nesta quarta-feira (10), um vídeo publicado nas redes sociais do empresário e da Neuralink mostra uma suposta reunião da empresa com Musk, onde é anunciado o próximo teste do chip humano. "Agora estamos passando para nosso segundo paciente. Mas esperamos, se tudo correr bem, ter mais de cinco ainda este ano", diz bilionário no X, que ainda afirmou que tecnologia concede “superpoderes”.

No vídeo, a companhia destacou “avanços”, incluindo a implantação de cabos em maior profundidade no cérebro e diz que vai “aprimorar as capacidades dos pacientes”. Em maio deste ano, a Neuralink apenas anunciou que havia “resolvido o problema”: “Em resposta a essa mudança, modificamos o algoritmo de gravação para ser mais sensível aos sinais da população neural”, diz o blog da empresa.

LEIA TAMBÉM: Exclusivo: bilionário golpista quer dar as cartas no Brasil

O que são os chips 

O chip da Neuralink, também conhecido como interface cérebro-computador (BCI), é um dispositivo implantável que visa conectar o cérebro humano a um computador. A empresa Neuralink, fundada por Elon Musk em 2017, está desenvolvendo essa tecnologia para, segundo eles, restaurar funções neurológicas perdidas.  

O chip é um circuito minúsculo e flexível, implantado no cérebro por meio de um procedimento minimamente invasivo, semelhante à cirurgia LASIK e contém milhares de eletrodos minúsculos que se conectam aos neurônios, captando e transmitindo sinais elétricos do cérebro. 

Chip (ou Interface Cérebro Computador) da Neuralink(ou Interface Cérebro Computador) da Neuralink. Crédito: Divulgação/Neuralink

‘Controlar pelo pensamento’

Os sinais são então traduzidos por um computador em comandos ou informações que podem controlar dispositivos externos, como computadores, próteses ou até mesmo interfaces virtuais. Denominado Telepathy ("Telepatia"), o chip processa ondas cerebrais que são decodificadas por um aplicativo da Neuralink, que permite que os pacientes controlem dispositivos eletrônicos apenas com seus pensamentos.

“O objetivo é avaliar a segurança de nosso implante e robô cirúrgico, e avaliar a funcionalidade inicial de nossa BCI para permitir que pessoas com tetraplegia controlem dispositivos externos com seus pensamentos.”

De acordo com o site da Neuralink, os chips “fornecem uma interface de alto desempenho que aprimore o controle de dispositivos digitais para pessoas com tetraplegia, desbloqueando seu potencial pessoal e profissional” e foca em levar o desempenho do controle do cursor ao mesmo nível para pessoas sem deficiência, “expandindo a funcionalidade para incluir entrada de texto.”