Pesquisadores da Universidade de Saint Louis e do Politécnico de Milão descobriram um templo dos tempos do Império Romano que pode esclarecer a transição do paganismo para o cristianismo na região.
O edifício, datado do século 4, fica na cidade italiana de Spello, a cerca de 20 minutos de Persesi e 2,5 horas ao norte de Roma, capital da Itália.
Te podría interesar
O prédio, construído durante o período de Constantino - imperador que transformou o cristianismo na religião oficial do Império Romano - mostra a diversidade religiosa daquele momento do Império Romano.
Acreditava-se que, após o fim do paganismo como religião oficial de Roma, o culto aos deuses seria encerrado e rapidamente todos se converteriam ao cristianismo.
Te podría interesar
Contudo, este templo mostra que mesmo após o período constantiniano, diversos romanos se mantiveram como pagãos com suas crenças divergentes da religião oficial do estado.
“Houve uma continuidade religiosa notável entre o mundo romano e o mundo cristão primitivo”, disse Douglas Boin, pesquisador da Universidade de Saint Louis.
“As coisas não mudaram da noite para o dia. Antes da nossa descoberta, nunca tivemos a sensação de que existissem locais físicos e religiosos reais associados a esta tardia “prática de culto imperial”. Mas por causa da inscrição e da sua referência a um templo, Spello oferecia um potencial muito tentador para uma grande descoberta de um culto imperial sob um governante cristão", afirma.
“As mudanças culturais nunca são tão grandes como pensamos que são quando as vivemos, e há muita área cinzenta entre os costumes das pessoas e a sociedade e cultura em geral. E muitos deles podem ficar de fora da história. Portanto, ter este templo potencialmente dedicado aos ancestrais divinos de Constança como uma forma de adorar o imperador em um mundo cada vez mais cristão da época, é tão estranho e adoro que possamos trazê-lo à luz", completou.