Netuno, último planeta do Sistema Solar, tem uma cor diferente do que se imaginava. Foi o que descobriu um novo estudo realizado por astrônomos do Reino Unido e publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.
Os pesquisadores descobriram que a cor do planeta gelado é muito mais parecida com a de seu vizinho, Urano, do que se pensava.
Te podría interesar
Imagens coletadas pela sonda Voyager 2, da Nasa, em 1986 e em 1989, mostraram que Netuno era azul anil e Urano uma espécie de azul esverdeado.
Os cientistas reanalizaram essas imagens, que foram melhoradas para mostrar detalhes da atmosfera de Netuno, e concluíram que, na verdade, os dois planetas possuem um tom semelhante de azul esverdeado.
Te podría interesar
A diferença entre as cores dos dois planetas fica por conta de um leve toque de azul adicional em Netuno, devido a uma camada de neblina mais fina naquele planeta.
Por que as cores estavam erradas
O que ocorreu para que as imagens da sonda Voyager 2 mostrassem ambos os planetas com uma cor diferente foi que os cientistas da época acentuaram as cores para facilitar a visualização de características da atmosfera dos planetas.
O contraste foi acentuado para realçar detalhes nas nuvens, faixas e ventos. No caso de Netuno, a mudança tornou o planeta mais azul do que realmente é, pelo menos nas imagens.
Esse foi um procedimento normal de pesquisa, conhecido pela comunidade científica, mas ignorado pelo público em geral, que acreditou que o planeta tinha a cor revelada pela sonda.
Para descobrir a verdadeira cor dos planetas, os cientistas usaram dados do Espectrógrafo de Imagens do Telescópio Espacial Hubble e do Explorador Espectroscópico Multi Unidade no Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul para produzir as cores verdadeiras de ambos os planetas
Além da revelação sobre Netuno, o estudo descobriu que Urano parece um pouco mais verde durante o verão e o inverno, mas fica mais azulado no outono e na primavera, por conta de sua posição em relação ao Sol.