Cientistas japoneses descobriram recentemente um mosassauro de 72 milhões de anos na costa sul do país.
Um mosassauro é um gênero de lagartos marinhos mosassaurideos que viveram em torno de 90 milhões de anos atrás no oceano Atlântico. Eles faziam parte da ordem Squamata, que inclui lagartos e serpentes. Os mosassauros foram os principais predadores dos oceanos do final do Cretáceo.
Te podría interesar
O predador pré-histórico foi encontrado nas águas do Rio Aridagawa e é de uma espécie ainda conhecida pela humanidade. Segundo os pesquisadores, trata-se do mais detalhado fóssil já encontrado do gênero mosassauro na história.
O apelido de dragão azul é derivado de uma lenda na região de Aridagawa que contava a narrativa de um animal místico que habitava os mares da região.
Te podría interesar
O nome científico escolhido para o monstro dos mares é Megapterygius wakayamaensis.
“Achei que já os conhecia [os mosassauros] muito bem”, disse o principal autor do estudo, Takuya Konishi, paleontólogo de vertebrados da Universidade de Cincinnati, em um comunicado à imprensa. Mas "imediatamente, [eu soube] que era algo que nunca tinha visto antes".
O que surpreendeu os cientistas foram as particularidades encontradas pelos pesquisadores por conta do alto nível de detalhe do fóssil encontrado.
“Não temos nenhum animal moderno que tenha esse tipo de morfologia corporal – de peixes a pinguins e tartarugas marinhas”, disse Konishi. "Nenhum deles tem quatro nadadeiras grandes que usam em conjunto com uma barbatana caudal."
O estudo foi publicado no último dia 11 de dezembro na edição mais recente do Journal of Systematic Palaeontology,