Você consegue imaginar uma centopeia do tamanho de um carro? Os cientistas e criadores da séria "Life on Our Planet" da Netflix podem te ajudar com essa proposta.
Eles reconstruíram um animal chamado Arthropleura que viveu há 300 milhões de anos. A reconstrução fantástica retrata um vídeo arrastando-se por um antigo bosque em busca do acasalamento.
Te podría interesar
A centopeia Arthropleura media aproximadamente 2,6 metros de comprimento, 0,5 metros de largura e pesava cerca de 50 kg. Ela é considerada a maior centopeia da história.
Os restos fossilizados do Arthropleura foram descobertos há 170 anos em áreas que hoje correspondem à Grã-Bretanha, Europa continental e América do Norte.
Te podría interesar
O animal viveu em período estimado entre 359 e 299 milhões de anos atrás.
Há mais de 300 milhões de anos, quando o Arthropleura viveu, os níveis de oxigênio na Terra eram significativamente mais altos. O planeta era dominado por artrópodes gigantes e outros insetos enormes devido aos altos níveis de oxigênio.
Os cientistas acreditam que Arthropleura, assim como a centopeia, era quase cego. Possuía olhos laterais, semelhantes aos quilópodes modernos, proporcionando uma visão básica e limitada.
Além disso, as cores foram valorizadas no quilópode atual, sugerindo que, ao contrário das centopeias modernas, Arthropleura não precisava de cores brilhantes para afastar predadores.
Veja o vídeo: