HIGIENE

Tomar banho todo dia faz mal? Saiba o que cientistas de Harvard dizem

Enquanto algumas celebridades abdicam do banho no geral, entenda o que diz a ciência

Mila Kunis é uma das celebridades que não toma banhos regularesCréditos: Gage Skidmore
Escrito en TECNOLOGIA el

Nos últimos anos, alguns famosos têm falado abertamente sobre não tomar banho diariamente. Ashton Kutcher e Mila Kunis revelaram que não tomam banho com frequência, estendendo esse hábito aos filhos, e justificaram a prática por questões de sustentabilidade e economia de água.

 Além disso, Julia Roberts, Zac Efron, Megan Fox, Brad Pitt e Jake Gyllenhaal também foram mencionados por terem hábitos de higiene questionáveis, em especial sobre a redução de banhos diários. É claro que a higiene é importante, mas o que diz a ciência sobre o fato?

De acordo com o médico Robert H. Shmerling, pesquisador e escritor da Universidade de Harvard, existem alguns malefícios do banho diário.

Tomar banho todo dia pode causar secura na pele, o que pode causar uma maior penetração de bactérias e alergênicos na pele. Além disso, o uso de sabonetes antibactericidas podem prejudicar a proteção natural do corpo contra as bactérias.  

Porém, ele pondera que esses motivos são muito pequenos para deixar de tomar banho.

"Limpar demais o corpo provavelmente não causa problemas de saúde sérios. Sim, você pode estar deixando sua pele mais seca do que ficaria com banhos menos frequentes, mas esta não é uma ameaça à saúde pública. Os banhos diários não melhoram a sua saúde, podem causar problemas de pele ou outros problemas de saúde – e, mais importante, desperdiçam muita água", ele afirma em artigo para a Harvard Health Publishing.

Ele reforça que não existe frequência ideal para tomar banho, mas que é necessário tomar, pelo menos, alguns banhos ao longo de sua semana. Ele também recomenda banhos mais curtos, com foco nos genitais e nas axilas, podem ser eficazes para tirar o mau-cheiro e as bactérias, além de garantir a saúde da pele.

"Se você é como eu, é difícil imaginar não tomar um banho por dia. Mas se você deseja fazer isso pela sua saúde, talvez seja um hábito que valha a pena", brinca.

No Brasil, esse é um hábito que não deve passar: de acordo com uma pesquisa da empresa Kantar, o brasileiro médio toma em média 14 banhos por semana, ou cerca de dois banhos por dia.

Isto é quase o dobro da taxa de todos os outros países da pesquisa. Para o resto do mundo, o número médio de duchas na semana é cinco, ou seja, somos o povo mais limpo do mundo. Talvez com a pele um pouquinho ressacada, mas limpos.