Nesta quinta-feira (30), o ChatGPT completa um ano de lançamento. Sua chegada no mercado foi marcada por inúmeros debates sobre os limites da inteligência artificial, principalmente pelo medo do chatbot ser capaz de superar o trabalho humano.
Apesar das críticas, o ChatGPT foi rapidamente adotado pelo público, seja para o bem, otimizando o trabalho de empresas e ajudando estudantes nos estudos, por exemplo; ou para o mal, como em casos de plágio e direitos de propriedade intelectual.
Te podría interesar
Em razão de sua estreia polêmica, o ChatGPT se consagrou como uma das ferramentas de inteligência artificial mais populares. Porém, existem diversas outras, lançadas antes ou depois do chatbot, e que possuem recursos semelhantes. Abaixo, separamos uma lista das principais
1. Bard (Google)
Lançado em março deste ano, o Bard é uma resposta do Google ao ChatGPT. Semelhante à famosa ferramenta, o Bard produz textos com diálogos naturais mais próximos ao do ser humano, a partir de perguntas ou comandos. Ele é capaz de criar histórias, e-mails, poemas, scripts, cartas, traduzir textos e outros. Porém, ainda está em fase experimental e pode apresentar erros técnicos.
Te podría interesar
2. Jasper Chat
Focado em negócios, o Jasper Chat foi lançado em 2021 com o objetivo de ajudar empresas em e-mails de vendas, material publicitário, social copy e postagem nas redes sociais. A ferramenta é paga e está disponível em 26 línguas, incluindo Português.
3. YouChat
Primeiro serviço de busca alimentado por IA, o YouChat foi lançado em 2020 pela You.com, com o objetivo de ser um “antiGoogle” que priorizasse as necessidades dos usuários e não os ganhos com publicidade, segundo seu criador. A plataforma é semelhante ao ChatGPT, oferecendo respostas rápidas e resumidas. Um diferencial, é que o YouChat cita as fontes de onde tirou as informações exibidas aos usuários.
4. ChatSonic
Criada pela Writesonic, a plataforma foi lançado após o ChatGPT com o objetivo de ser um concorrente. De acordo com seus usuários, o ChatSonic é mais preciso que a inteligência da OpenIA, além de ter informações mais atualizadas, uma vez que seu sistema é integrado ao Google. Ele também oferece sugestões de palavras-chave e frases, verificação ortográfica e gramatical.
5. Copy IA
Lançado em julho deste ano, a ferramenta é voltada para a produção de texto de marketing de conteúdo. A Copy IA, que vem de copywriting, permite que qualquer pessoa crie texto para sites e blogs com características profissionais para aumentar as vendas.