AMAZON

AmazonQ: gigante anuncia concorrente promissor contra ChatGPT

Novo assistente da Amazon promete mudança radical no mundo da inteligência artificial

O novo chat generativo da Amazon promete, como sempre, revolucionar o mundo dos negócios. Mas será que é isso mesmowCréditos: Reprodução/Amazon
Escrito en TECNOLOGIA el

Em um evento nesta terça-feira (28), a Amazon anunciou que irá disponibilizar um novo serviço de chatbot com inteligência artificial nos moldes do ChatGPT, o Amazon Q.

O novo produto promete ser focado em empresas e deve servir como um auxiliar para diversos setores de uma companhia, auxiliando em processos organizacionais e tarefas no geral.

A ideia é que ele seja um software com foco em funções profissionais, substituindo o ChatGPT para empresas e trabalhando de maneira integrada com sistemas internos de uma companhia.

O que é o Amazon Q?

O Amazon Q é um assistente alimentado por inteligência artificial desenvolvido pela Amazon Web Services (AWS) para fornecer suporte em várias tarefas, incluindo desenvolvimento de software, solução de problemas e análise de dados.

Ele é projetado para ajudar os usuários a entender dados, solucionar erros no console, transformar código e entrar em contato com o suporte da AWS.

O Amazon Q utiliza prompts e tarefas generativos para proporcionar uma experiência conversacional e pode ser acessado por meio de várias plataformas, como o Console de Gerenciamento da AWS, documentação, site, IDEs e aplicativos de chat em equipe como Slack ou Microsoft Teams.

O que ele promete

O chatbot de IA tem como objetivo auxiliar os trabalhadores na redação de e-mails, redação de blogs, resumos de relatórios e solução de bugs.

Além disso, o Amazon Q está integrado ao Amazon QuickSight, um serviço de inteligência empresarial, para fornecer insights significativos e capacidades de autoatendimento para usuários de negócios.

A ideia é que ele seja quase como um estagiário coletivo para todos os funcionários da empresa e, além disso, ele pode se adaptar aos dados fornecidos por cada empresa, tornando-se cada vez mais específico para determinadas companhias.

“A IA generativa tem o potencial de estimular uma mudança tecnológica que irá remodelar a forma como as pessoas fazem tudo, desde a procura de informações e a exploração de novas ideias até à escrita e construção de aplicações”, disse Swami Sivasubramanian, vice-presidente de Dados e Inteligência Artificial da AWS.

O lançamento inicial da versão de prévia do Amazon Q foi em 28 de novembro de 2023. Está disponível para usuários da AWS em partes selecionadas dos EUA, com diferentes níveis de preços para os usuários.

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar