DATAFÓRUM

DataFórum: Democratas pró Lula ironizam discurso golpista de apoiadores de Bolsonaro

Debate político no Twitter começou a esfriar uma semana após a vitória de Lula nas urnas. Bolsonaristas buscam a todo custo buscar adesão ao golpe

Bolsonarista em para-brisa de caminhão e simulando atropelamento.Créditos: Reprodução/Twitter
Por
Escrito en TECNOLOGIA el

Uma semana após a vitória de Lula (PT) nas eleições e o fracasso dos atos golpistas de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), o debate político esfriou neste domingo (7) no Twitter, segundo levantamento do DataFórum.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Principal palco do debate político nas redes, o Twitter agora se divide entre os golpistas, que insistem nas teses de fraude nas urnas, e a ironia de democratas, que fazem chacota com a reação bolsonarista com a derrota.

Os democratas ainda lideram o debate no universo de 1.350.815 tuites pesquisados. O discurso em apoio à lisura do processo eleitoral foi forte nesta comunidade. Partidários do processo democrático argumentam contrariamente à tese bolsonarista de que houve fraude no processo eleitoral.

Ainda houve denúncia de PM que teria agredido uma criança em Minas Gerais tentando enforcá-la, convite para transformar a posse de Lula no maior evento da História e argumentação favorável ao comparecimento de Lula na COP 27.

Se sobressaíram também comemorações bem humoradas da vitória do Lula e chacota com protestos bolsonaristas.

Golpistas

Os bolsonaristas se concentraram em denunciar supostas fraudes nas urnas, com a narrativa de que em várias delas não houve votos para Bolsonaro.

Se esforçaram também para afirmar, inclusive com postagens de próceres do bolsonarismo, que Bolsonaro está atento à situação e que não desistiu de lutar contra a suposta injustiça.

Ainda houve elogio ao desempenho do Paulo Guedes, afirmando que ele ajudou a reduzir a pobreza no Brasil.

Cultura de rede

Já a comunidade cultura de rede reduziu a 2% do debate político, se dedicando em parte ao futebol, falando de forma bem humorada que Lula poderia desviar recursos do governo para a compra do jogador Yuri Alberto para o Corinthians.

Em outros destaques tivemos críticas ao Bolsonaro e aos bolsonaristas, sempre em tom sarcástico ou bem-humorado, fazendo referência aos protestos e às supostas fraudes eleitorais alegadas por eles.