ELEIÇÕES 2022

DataFórum: perseguição racista de Carla Zambelli é o principal assunto no Twitter às vésperas da votação

O fato de a parlamentar ter apresentado uma versão mentirosa do ocorrido também teve ampla repercussão

DataFórum: perseguição racista de Carla Zambelli é o principal assunto no Twitter às vésperas da votação.Créditos: Twitter/Reprodução
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum deste domingo (30) mostra que a atitude da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que perseguiu um homem negro com arma e punho pelas ruas de São Paulo, gerou alta repercussão no Twitter e milhares de menções negativas ao campo bolsonarista. 

 

 

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

 

Primeiramente, Carla Zambelli publicou uma versão dos fatos e afirmou que tinha sido cercada, xingada e agredida por homens. 

No entanto, horas depois surgiram novos vídeos que revelaram que a deputada havia mentido sobre todo o ocorrido. Dessa maneira, a mentira de Zambelli aumentou a repercussão negativa de todo o caso. 

Por sua vez, o campo bolsonarista inundou as redes com mentiras sobre o MEI. Os grupos de apoio ao presidente Bolsonaro espalharam uma fake news onde afirmavam que o ex-presidente Lula iria taxar os microempreendedores e que não considera estes trabalhadores. 

O levantamento DataFórum deste domingo de eleição confirma a preponderância dos grupos pró-Lula e progressistas no Twitter, que tiveram 64% das menções no Twitter. Já o grupo pró-Bolsonaro obteve 29% das citações. 


Foram analisados 3.764.104 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_

 


Lulistas repercutem apoio de Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker, a Lula 

 

O tweet do Mark Hamill em apoio a Lula foi o maior destaque do dia, seguido pelo grotesco caso da Carla Zambelli armada na rua, correndo atrás de um apoiador de Lula, que gerou forte indignação e alto engajamento. O fato desse apoiador de Lula ser um homem negro não passou batido. O caso foi utilizado também para desnudar o armamentismo bolsonarista e essa comunidade o associou diretamente ao caso de Roberto Jefferson atirando contra a Polícia Federal. 

Ainda tivemos publicações de grande alcance sobre a atuação desastrosa de Bolsonaro na pandemia e denúncias sobre perseguição religiosa. Alguns dos maiores destaques foram em tom bem humorado exaltando o apoio popular ao Lula, ainda repercutindo o apoio dos atores dos Vingadores ao ex-Presidente.

 


Bolsonarista espalham fake news sobre MEI 

 

A questão distorcida da fala de Lula sobre os MEIs foi a principal temática do agrupamento bolsonarista. Os influenciadores, incluindo o atual presidente, mentiram que Lula falou que esses trabalhadores são desempregados. 

Houve destaque ainda para apoios, como os de artistas e do ex-presidente estadunidense Donald Trump. Michel Temer foi um dos personagens centrais que se queixou da deselegância de Lula, por ter se referido a ele no Debate da Globo como golpista. 

 


Cultura de Rede 

 

A temática do futebol, com a vitória do Flamengo na Libertadores, foi trazida por essa comunidade de usuários nem sempre envolvidos com a luta política mais estrita. Nesses comentários Lula é apoiado quando torcedores do time campeão dizem que ficariam duplamente felizes com a vitória de Lula. 

Outra temática, em tom sarcástico, é a da hipocrisia envolvendo votantes em Bolsonaro. Nestes casos, é dito que casais que pregam votos no atual mandatário se dizem família, mas, na verdade, cometem adultério. Esse agrupamento obteve 3% das menções no Twitter.