PESQUISA

São Paulo: um terço dos eleitores da capital se declara petista, afirma Datafolha

Pesquisa aponta que menos de 20% do eleitorado se vê alinhado com o bolsonarismo

Lula e Boulos em evento em São PauloCréditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en BRASIL el

Dados detalhados da pesquisa Datafolha desta semana revelam que em São Paulo, 29% dos eleitores se identificam com o PT, enquanto 17% preferem Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa do Datafolha, divulgada pela Folha de S. Paulo, foi realizada entre 2 e 4 de julho com 1.092 eleitores paulistanos. Dos entrevistados, 26% se consideram de direita e 20% de esquerda.

Além disso, a pesquisa revelou que 24% dos entrevistados se posicionam como de centro no espectro político. Somando centro-direita e direita, o total é de 36%, enquanto esquerda e centro-esquerda chegam a 31%. 

Segundo levantamento do Datafolha, mais de 60% dos eleitores na capital paulista descartam a possibilidade de apoiar candidatos a prefeito que recebam o respaldo de Bolsonaro.

Em contrapartida, a rejeição a um candidato apoiado pelo presidente Lula é menor, atingindo 45% dos eleitores. Dados do Datafolha foram coletados presencialmente, com margens de erro de três a quatro pontos percentuais.

A mesma pesquisa mostrou que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) apoiado por Bolsonaro e o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, estão empatados, com 24% e 23% das intenções de voto, respectivamente.

No entanto, o deputado federal Guilherme Boulos se sai muito melhor na espontânea, quando não é apresentado o nome de nenhum candidato ao entrevistado: nela, o candidato do PSOL aparece com 14% das intenções de voto. Já o prefeito Ricardo Nunes aparece com 8% das menções.

Na disputa pelo terceiro lugar estão Datena (PSDB), com 11%, Pablo Marçal (PRTB), com 10%, e Tabata Amaral (PSB) que tem 7%. Marina Helena (Novo) registra 5%. 

A pesquisa foi realizada com 1095 eleitores paulistanos e 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar