JUNDIAÍ (SP)

O que sabe sobre avião que desapareceu em São Paulo

Alguns destroços foram encontrados pelas equipes de resgate; Não há informações sobre possíveis vítimas

Foto do avião bimotor Piper Aircraft, com matrícula PT-WLP.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Um pequeno avião bimotor desapareceu na noite da última quinta-feira (28) logo após a decolagem, na região da Serra do Japi, em Jundiaí, interior de São Paulo. Nesta sexta (29) três equipes de resgate do Corpo de Bombeiros fazem as buscas em região de mata fechada e encontraram destroços que podem ser da aeronave.

Helicópteros da Polícia Militar e da Força Aérea Brasileira auxiliam os bombeiros nas buscas. De acordo com informações da corporação divulgadas para a imprensa, o bimotor caiu por volta das 20h40 de ontem.

Um dia depois e nesse mesmo horário as buscas foram interrompidas por conta da falta de visibilidade na região. A retomada da operação está marcada para a manhã de sábado (30).

O que já se sabe sobre o acidente, sobretudo a partir de informações que estão publicadas nos meios de comunicação, é o modelo e o dono da aeronave. Trata-se de um Piper Aircraft, com matrícula PT-WLP e capacidade para 5 passageiros.

A proprietária é a HKTC do Brasil, uma multinacional baseada na China que atua com comércio exterior. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação), tanto o equipamento da aeronave como a sua documentação estavam em dia. A licença permitia voos privados mas proibia a realização de táxi aéreo.

A pequena nave decolou às 20h15 de ontem do aeroporto de Jundiaí e tinha como destino o Aeroporto do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo – que recebe exclusivamente os pequenos aviões privados e aeronaves militares. A informação foi confirmada pela Rede Nave, a operadora do aeroporto paulistano.

“Próximo ao local, o piloto informou ao controle que iria retornar ao Aeroporto de Jundiaí devido à inoperância do aeródromo de destino”, disse nota da empresa. Horas depois, ao notar que o avião jamais retornou a Jundiaí, a empresa acionou as autoridades e o resgate.

Ainda não há informações sobre possíveis vítimas. Segundo matéria publicada pelo portal Metrópoles, o único tripulante seria o piloto. Seu nome não foi revelado.

A queda da aeronave foi próxima da Estrada da Laranja Azeda. Guardas da Divisão Florestal de Jundiaí encontraram objetos na mata que acreditam ser destroços da aeronave. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, anunciou ter encontrado objetos de fibra de vidro que também podem ser do bimotor.