"SENSAÇÃO DE MORTE"

VÍDEO: O momento dramático em que avião da Latam mergulha no ar, segundo brasileiro que estava no voo

Incidente em avião de companhia aérea famosa entre os brasileiros por pouco não termina em tragédia; dezenas de passageiros ficaram feridos

Passageiro relata pânico no voo da Latam que "despencou" no ar.Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Um dos brasileiros que estavam no voo da Latam que "despencou" no ar por alguns instantes em uma rota entre Sidney, na Austrália, e Auckland, na Nova Zelândia, nesta segunda-feira (12), relatou o momento dramático e de desespero no interior da aeronave, um Boeing 787, no momento do incidente . 

Um “evento técnico”, conforme relatado pela tripulação, fez com que o avião perdesse altitude de forma brusca, em um verdadeiro '"mergulho", e arremessasse os passageiros contra o teto da cabine. De acordo com testemunhas, o interior do avião ficou repleto de manchas de sangue.

Cerca de 50 pessoas entre passageiros e membros da tripulação ficaram feridos. Entre eles, 13 foram encaminhados a hospitais após o pouso da aeronave. Um pessoa está em estado grave conforme informações divulgadas na imprensa local.

À imprensa brasileira, o designer de interiores Henrique Cidreira afirmou que, no momento em que o avião "despencou", teve a sensação de que iria morrer. 

"A gente estava voando normalmente, era um voo normal, e de repente o avião despencou. Num piscar de olhos, caí duas cadeiras para trás, no chão da aeronave. Quando levantei, tinha gente sangrando por todo lado, com perna quebrada. Foi um choque pavoroso (...) A gente ficou em choque, não sabíamos o que estava acontecendo", relatou o passageiro em entrevista ao portal G1. 

"Foi uma sensação de morte. Muitas pessoas se machucaram e foram para o hospital. O acidente foi muito pesado, muito grave, parecia realmente que o avião iria cair", prosseguiu Cidreira. 

O brasileiro conta, ainda, que poucos segundos após o "mergulho" o avião estabilizou e seguiu viagem, mas que o comandante não deu qualquer explicação aos passageiros sobre o que havia ocorrido. A aeronave pousou em Auckland sem outras intercorrências. O voo teria como destino final a cidade de Santiago, no Chile. 

Veja vídeo: 

O que diz a Latam

Em nota, a Latam informou que as causas do incidente estão sendo investigadas, sem dar maiores detalhes sobre o que pode ter motivado o "mergulho" inesperado. 

Confira a íntegra do comunicado: 

"A LATAM Airlines Group relata que o voo LA800, operando na rota Sydney-Auckland-Santiago, com 263 passageiros e 9 membros da tripulação de voo e de cabine, experimentou uma forte movimentação durante o voo, cuja causa está atualmente sob investigação. A aeronave, um B787 com registro CC-BGG, pousou às 16h26min no horário local no Aeroporto de Auckland (00h26min no horário de Brasília), conforme programado.

Como resultado do incidente, 10 passageiros do Brasil (2), França (1), Austrália (4), Chile (1) e Nova Zelândia (2), além de 3 membros da tripulação de cabine, foram levados a um centro médico para confirmar sua condição de saúde, com a maioria sendo liberada logo em seguida. Apenas um passageiro e um membro da tripulação de cabine necessitaram de atenção adicional, mas sem risco de vida.

A LATAM está trabalhando em coordenação com as autoridades competentes para apoiar as investigações sobre o incidente.

Para os passageiros que continuam sua jornada para Santiago, Chile, o voo LA1130 foi programado para 12 de março de 2024, com partida de Auckland às 20h00 no horário local. A LATAM forneceu aos passageiros afetados alimentação, acomodação e transporte devido ao cancelamento do voo.

A prioridade do Grupo LATAM Airlines é apoiar os passageiros e membros da tripulação do voo, e pedimos desculpas por qualquer inconveniente e desconforto que esta situação possa ter causado. Eles também reiteram seu compromisso com a segurança como um valor inegociável dentro de seus padrões operacionais".