O exercício militar Cruzex 2024, maior evento aéreo da América Latina, está em andamento desde 3 de novembro na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte.
Este ano, 16 países participam com cerca de 100 aeronaves e 3.500 militares, focando em cooperação e troca de conhecimentos entre forças aéreas.
Te podría interesar
O destaque ficou para a presença inédita dos caças Gripen E, da Força Aérea Brasileira (FAB), e F-15 C , dos Estados Unidos. O F-15 C substituiu o F-16 após os EUA detectarem desvantagem técnica frente ao Gripen.
Em uma simulação realizada no dia 5, o Gripen brasileiro superou o F-15 em combate aéreo com mísseis de longo alcance, vencendo por 2 a 0, o que impressionou a equipe norte-americana devido à tecnologia avançada do caça brasileiro.
Te podría interesar
O Saab Gripen E, adquirido em 2013 sob mandato da presidente Dilma Rousseff, é equipado com sensores e sistemas de radar de última geração e -elevou a capacidade tecnológica da FAB, destacando o Brasil na aviação militar latino-americana.
Segundo diversos canais especializados, o desempenho do Gripen surpreendeu os pilotos estadunidenses e os presentes no local, que não contavam com o resultado da simulação.
O Cruzex segue com mais simulações nos próximos dias, permitindo aos países ajustar táticas e fortalecer a cooperação em cenários de combate simulados.