CAÇAS GRIPEN

F-39 Gripen: caça mais poderoso da América do Sul realiza 1° exercício de guerra no Brasil

Edição anual do programa Cruzex reúne representantes de 12 países para treinamentos conjuntos de aeronaves militares; veja detalhes do evento

Caça do modelo F-39 Gripen sobrevoando rio.Créditos: FAB
Escrito en TECNOLOGIA el

Ao longo de 12 dias (de 3/11 a 15/11), o SAAB Gripen F-39, novo caça da FAB adquirido através da parceria com a empresa sueca, deve realizar, pela primeira vez, uma série de exercícios de guerra e simulações de treinamento militar. 

O treinamento, realizado em Natal, capital do Rio Grande do Norte, faz parte da edição de 2024 do programa Cruzex, um treinamento múltiplo de exercícios militares operacionais organizados pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002. Participam do evento as forças de defesa dos demais países da América Latina e de outros aliados internacionais, para a realização de operações conjuntas.

O F-39, descrito como "o caça mais potente da América Latina", é capaz de atingir duas vezes a velocidade do som e de voar a altitudes de até 16 mil metros. Além de tecnologias atuais de controle e monitoramento, como sensores, radares e equipamentos cibernéticos de ataque, o Gripen pode ser equipado com mísseis de longo alcance Meteor e tecnologia infravermelha Iris-T.

A parceria com a SAAB, negociada em 2014, previa a compra de 36 caças Gripen NG, com processo de transferência de tecnologia e pelo menos 15 dos modelos fabricados no Brasil

O país deve servir, ainda, como um intermediário para a exportação desse modelo entre as demais potências latino-americanas.

Outros países, como o Peru e a Colômbia, já têm interesse nos caças como opções de modernização de sua armada. 

Durante o Cruzex 2024, diversos outros modelos de aeronaves deverão ser expostos, como os demais modelos de caças da FAB e aqueles pertencentes às frotas de outros países (a exemplo do F-16, dos EUA). 

No total, participam do treinamento conjunto deste ano, além do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos. 

De acordo com a FAB, há dois novos elementos em suas operações em 2024: os domínios cibernético e espacial.

Devem ser realizados, portanto, exercícios simulados que integrem operações cibernéticas e aéreas, bem como testes de segurança e simulações realistas envolvendo sistemas críticos às atividades aeroespaciais.

Saiba mais sobre o Gripen F-39

 

O modelo escolhido pela FAB para renovar sua frota de caças, um dos mais avançados da série dos Gripen, é conhecido pela versatilidade e por incorporar tecnologias de ponta. Alguns dos destaques deste modelo são: 

  • Sua multifuncionalidade: o Gripen F-39 é capaz de realizar uma variedade de missões, como combate aéreo, reconhecimento, ataque a solo e interceptação de alvos, oferecendo flexibilidade estratégica;
  • Sua tecnologia avançada: ele é equipado com sistemas de radar AESA (Active Electronically Scanned Array), sensores infravermelhos e um sistema de guerra eletrônica moderno, garantindo ao piloto uma visão clara do ambiente de combate e alta capacidade de detecção de ameaças;
  • Seu sistema de controle de voo: esse Gripen possui um sistema de controle de voo fly-by-wire, que aumenta a estabilidade e permite manobras ágeis, mesmo em velocidades elevadas;
  • Sua autonomia e custo-benefício: quando comparado a outras aeronaves de combate, o Gripen é considerado relativamente econômico tanto em termos de custo de aquisição quanto de operação, um dos motivos que atraíram o Brasil.