Entre os dias 18 e 19 de novembro, durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, o governo brasileiro deve tratar de uma negociação em curso com a Itália: a aquisição de um novo modelo de jato de combate italiano para substituir aeronaves mais antigas, como o AMX, da Força Aérea Brasileira (FAB), e o A-4 Skyhawk, da Marinha do Brasil.
Fruto de uma parceria entre Brasil e Itália estabelecida em 1981, o AMX, cuja produção em massa se iniciou em 1984, é uma aeronave de defesa definida como caça-bombardeio de alta velocidade (capaz de atingir velocidades subsônicas a baixas altitudes).
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Hoje, a Força Aérea Brasileira tem em torno de 55 jatos AMX, em suas versões monoposto e biposto. 45 deles foram adquiridos ainda em 1989.
Mas a nova parceria com o governo italiano pode levar à substituição do AMX por um jato mais moderno — 24 unidades desse novo modelo seriam destinadas à FAB (Força Aérea Brasileira) e seis à Marinha do Brasil.
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Na Marinha, ele substituiria o modelo A-4 Skyhawk, um avião de ataque naval desenvolvido na década de 1950 pela fabricante Douglas Aircraft Company e adquirido pelo Brasil no final de 1990 — hoje, o Brasil é o único a operar esse modelo.
O M-346 Master, novo modelo atualmente em negociação, deve ser "complementar aos caças Gripen" — incorporados como parte da parceria de concessão à empresa sueca SAAB — e, se adquirido, vai ser equipado com sistemas eletrônicos e armamentos fabricados no Brasil.
O jato, descrito como um modelo de combate leve, é desenvolvido pela fabricante italiana Leonardo — o segundo maior grupo industrial da Itália (atrás apenas da Fiat).
De acordo com a empresa, o M-346 tem desempenho de combate similar ao de aeronaves de primeira linha, e é ideal para missões de combate e defesa aérea.
Diversas forças aéreas ao redor do mundo já utilizam essa aeronave, incluindo Israel, Polônia e a própria Itália.
Recentes melhorias na tecnologia desse jato incluíram o pacote Block 20, que adicionou sistemas de radar com capacidade de controle de fogo e sistemas de navegação e gestão de armas mais modernos.
Em novembro, portanto, além de discutir questões mais urgentes — como a concessão da empresa de energia italiana ENEL em São Paulo e o acordo entre Mercosul e União Europeia, ainda sob indefinições de setores produtivos essenciais (como a agricultura) —, as conversas entre Lula e a primeira ministra italiana, Giorgia Meloni, devem tratar dessa cooperação estratégica para a produção dos jatos.
Saiba mais sobre o Leonardo M-346 Master
O M-346 Master é uma evolução do Yakovlev Yak-130, desenvolvido em parceria entre a Itália e a Rússia.
Embora essa parceria tenha sido dissolvida em 2000, a Alenia Aermacchi (empresa italiana de aeronáutica que operou de 2012 a 2015) continuou o desenvolvimento do M-346. A primeira aeronave do modelo voou em 15 de julho de 2004.
Principais Características:
- O M-346 é capaz de alcançar velocidades supersônicas em mergulho;
- Está equipado com sistemas de controle de voo digitais, incluindo fly-by-wire com redundância tripla;
- Além de treinar pilotos, pode desempenhar missões de combate, como suporte aéreo próximo, defesa aérea e reconhecimento tático;
- Pode transportar até 3.000 kg de cargas externas, incluindo armas e tanques de combustível adicionais.