MISTÉRIO

FAB libera lote com relatos chocantes de pilotos brasileiros sobre OVNIs; confira

Um dos pilotos informou o avistamento de cinco ou seis objetos, que voavam de três a quatro vezes mais rápidos do que a velocidade do som

Imagem Ilustrativa.Créditos: Reprodução de Vídeo/Jeremy Corbell/YouTube/Canaltech
Escrito en BRASIL el

Um novo lote com relatos impressionantes de pilotos brasileiros sobre OVNIs foi liberado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os avistamentos ocorreram em território nacional e os documentos estão disponíveis no site do Arquivo Nacional.

As ocorrências são de 2023 e foram repassadas ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), órgão vinculado à FAB. 

Em um dos relatos do novo lote, de uma ocorrência do dia 13 de janeiro de 2023, o piloto de uma aeronave avistou dois objetos não identificados, que emitiam uma luz branca. Eles faziam movimentos aleatórios em todas as direções.

O piloto contou que os objetos apareceram nas proximidades do aeroporto de Ourilândia do Norte, no Pará, às 6h30, e acompanharam o voo por mais de 30 minutos, até a aterrissagem em Belém. 

Em outro relato, de 21 de janeiro de 2023, o piloto contou que avistou cinco OVNIs, que acompanharam a aeronave sobre o oceano durante 40 minutos, desde Ilhabela, no litoral de São Paulo, até Navegantes, em Santa Catarina. Faziam movimentos circulares, se aproximavam e se distanciavam uns dos outros, além de emitirem luzes brancas, que aumentavam e diminuíam de intensidade.

“O espanto foi em decorrência das luzes/movimentação dos objetos não corresponderem a um satélite, lixo espacial ou qualquer outro fenômeno conhecido”, destacou trecho do documento.

O piloto afirmou ter registrado em imagens. Contudo, arquivos de vídeos não foram anexados ao acervo do Arquivo Nacional, de acordo com a coluna Tilt. 

Ainda em janeiro, no dia 24, na região de Porto Alegre, o céu estava limpo e as condições de visibilidade ótimas quando o piloto observou três objetos que se pareciam com estrelas, se deslocando da direita para a esquerda. Emitiam luzes com colorações que variavam do branco ao verde e acompanharam o avião a uma altura de 15 mil metros.

Em outro caso, de 7 de fevereiro de 2023, um piloto de linha comercial viu quatro objetos em forma de bolas, que oscilavam de tamanho e também de cor, entre o vermelho e o verde. Deslocavam-se a uma velocidade dez vezes maior que a do avião e deixaram um rastro horizontal.

O piloto, de 68 anos, afirmou que o fenômeno é similar a outros que aconteceram em 2022. A aeronave voava entre 12 e 15 mil metros de altitude quando foi cercada pelos objetos, que a acompanharam por 30 minutos, em um trajeto entre Navegantes (SC) e o litoral do Rio Grande do Sul.

Mais rápido do que a velocidade do som

Em 5 de fevereiro de 2023, um piloto relatou ao Cindacta ter observado entre cinco e seis objetos. Não possuíam forma definida, mas brilhavam, se movendo da direita para a esquerda e no sentido contrário, de baixo para cima e em rotas circulares.

O fato que mais chamou a atenção do piloto foi a velocidade dos objetos. De acordo com suas informações, voavam de três a quatro vezes mais rápidos do que a velocidade do som

O avistamento demorou 30 minutos e ocorreu na região de Porto Alegre (RS), próximo a Caxias do Sul (RS). A aeronave voava a cerca de 10 mil metros de altitude quando foi cercada pelos objetos.

Temas