CHUVAS FORTES

Chuvas intensas acendem alerta de “perigo potencial” na maior parte do país

Segundo o Inmet, ao menos 17 estados, além do Distrito Federal, devem registrar precipitações significativas e ventos fortes nas próximas horas

Chuvas intensas nas próximas horas.Créditos: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu para as próximas horas alertas de "perigo potencial" e "perigo", com atenção para os estados do Centro-Oeste e Rondônia, onde a chuva será superior a 60 mm/h, e ventos de até 100km/h. Segundo o órgão, 17 estados e o Distrito Federal devem registrar precipitações significativas e ventos fortes nas próximas horas.

O Inmet recomenda que moradores das regiões com risco de precipitações desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Pede também para que ninguém se abrigue embaixo de árvores por conta do risco de queda e descargas elétricas.

O rico de “perigo” é para os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia. Nestes locais a previsão é de chuvas de 30 e 60 mm/h, com ventos intensos de até 100 km/h. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já para os estados de Santa Catarina, Paraná, extremo norte do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, extremo sul do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amazonas, Acre e Distrito Federal o órgão emitiu alerta amarelo de "perigo potencial". A previsão é de chuvas de até 50mm/dia e ventos de até 60 km/h.

Pouco calor

Já a Climatempo antecipa que novembro será de pouco calor, com a possibilidade de alguns picos de temperatura mais para o final do mês, com alguns dias mais quentes.

Segundo a meteorologista Ana Clara Marques, pode esquentar em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, mas não será uma onda de calor.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar