O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja apontando para a ocorrência de chuvas intensas neste final de semana nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. O aviso vale para mais de 330 cidades de São Paulo, incluindo a capital paulista, e é válido para o período que vai das 13h do sábado (9) até as 10h do domingo (10).
Segundo a gravidade dos fenômenos meteorológicos, o Inmet classifica os alertas por cores. O amarelo significa perigo potencial, que pode acontecer nas próximas 120 horas, enquanto o laranja representa perigo no período de 72 horas. O aviso mais alarmante é o vermelho, que representa grande perigo.
Te podría interesar
O instituto aponta perigo devido às chuvas intensas em toda a área dos estados de Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e Distrito Federal, além de parte do Tocantins, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, na região central de Minas Gerais, no extremo oeste baiano, no centro-sul amazonense e oeste catarinense e na região metropolitana do Rio de Janeiro.
As chuvas podem atingir até 60 milímetros por hora (mm/h) e ventos intensos podem chegar a 100 quilômetros por hora (km/h). Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e ocorrência de descargas elétricas.
Chuvas causa transtornos em São Paulo
Outro instituto, a MetSul Meteorologia, fez o mesmo alerta, apontando como causa das chuvas a formação de um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico, que se junta a uma frente fria.
No sábado, de acordo com a MetSul, os estados que devem ser mais afetados pelas chuvas são Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo e a maior parte de Minas Gerais.
Leia também:
2024 será o ano mais quente da história: como isso afeta você e o planeta
A chuva causou transtornos na manhã desta sexta-feira (8) na cidade de São Paulo. Houve chamados para atender a 16 ocorrências de quedas de árvores e quase 20 semáforos ficaram apagados no período. Segundo a Aena, que administra o Aeroporto de Congonhas, até o meio-dia desta sexta foram 26 cancelamentos de voos, sendo 17 chegadas e 9 partidas em função do mau tempo.
Nos últimos sete dias, choveu um volume superior ao previsto para todo o mês de novembro na capital paulista.
Com informações da Agência Brasil