PREVISÃO

‘Perigo’: Inmet emite alerta laranja para chuvas e ventos de até 100 km/h em SP e outros estados

De acordo com instituto, há possibilidade de interrupção no fornecimento de energia, queda de árvores e inundações

Grande São Paulo.Créditos: Defesa Civil
Escrito en BRASIL el

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de "perigo" para chuvas intensas até às 10h desta quarta-feira (13). Segundo o órgão, São Paulo, Minas Gerais, o Distrito Federal e outros sete estados devem enfrentar essas condições. 

O aviso laranja abrange também os estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tocantins, indicando precipitações entre 30 e 60 mm/h, ventos de até 100 km/h, com possíveis quedas de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta amarelo, que indica "perigo potencial", foi emitido devido à previsão de chuvas intensas. Os estados atingidos podem registrar precipitações de até 50mm por dia e ventos que chegam a 60 km/h. A medida afeta os seguintes estados: Acre, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de JaneiroRondônia.

Um terceiro alerta foi emitido para ventos costeiros que podem deslocar dunas de areia nas orlas. O aviso afeta 30 municípios do estado do Rio de Janeiro, que devem permanecer atentos até as 23h59 desta terça-feira.

O Inmet informa que as chuvas podem variar entre 30 e 60 mm/h, com possibilidade de alcançar 100 mm por dia. Além disso, ventos com velocidade de até 100 km/h podem causar danos. O alerta laranja de chuvas fortes afeta oito estados e 551 municípios.

A população deve evitar abrigos sob árvores, pois há grande chance de quedas e de ser atingido por descargas elétricas. Também é fundamental não estacionar veículos próximos a estruturas altas, como torres de transmissão e placas de propaganda. Para evitar curto-circuitos, o ideal é desligar todos os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Outras informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Ontem, a Fórum noticiou o avanço do sistema frontal sobre São Paulo. A cidade deve permanecer com tempo nublado e queda nas temperaturas, além de manter a umidade relativa do ar elevada, em 75%. Só na primeira quinzena de novembro, a capital paulista já acumulou mais de 80% da chuva prevista para o mês inteiro. No interior do estado, as regiões de Campinas e Ribeirão Preto devem enfrentar chuvas rápidas, com risco de transtornos semelhantes.

Temas