ONDA DE CALOR

Crise climática: Quais estados do país terão recorde de altas temperaturas, segundo Inmet

Regiões podem chegar aos 40°C na próxima semana devido à onda de calor extremo no Brasil

Calor extremo atinge regiões do país na próxima semana.Créditos: Defesa Civil de São Paulo
Escrito en BRASIL el

Uma onda de calor extremo irá gerar recordes históricos de temperatura na próxima semana de agosto, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também informa os sete estados que serão afetados de forma mais intensa.

Devido ao fenômeno do El Ninõ, que se caracteriza pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e ocorre de cinco a sete anos, essas ondas já eram previstas, em váriaas partes do mundo. No entanto, devido ao aquecimento global e à crise climática, o calor será ainda mais intenso, gerando prejuízos não só à natureza mas também à saúde humana. 

Em junho, 16 pessoas morreram nos Estados Unidos por causa do calor extremo. Julho bateu o recorde de mês mais quente em 120 mil anos. Em agosto, um incêndio florestal no Havaí, que deixou mais de 100 mortos, foi impulsionado pelo aumento da temperatura local.

Essas são algumas das consequências ambientais e humanas das mudanças climáticas.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Estados brasileiros mais afetados

Para o Distrito Federal (DF) e os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, o calor e a seca no mês de agosto já são esperados. Porém, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro também serão afetados e poderão quebrar recordes, segundo o Inmet. Os seis estados mais o DF devem sofrer o pior cenário da onda de calor, entre quarta (23) e quinta-feira (24).

As temperaturas máximas poderão ser próximas ou ultrapassar 40°C. 

Cuidados com a saúde

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul (CEVS/RS) recomenda os seguintes cuidados durante as ondas de calor extremo: 

  • Evite maior exposição ao sol e use chapéus e roupas soltas;
  • Hidrate-se bem e evite bebidas alcóolicas;
  • Permaneça de 2 a 3 horas em ambiente fresco;
  • Facilite a circulação do ar em casa;
  • Procure os centros de saúde em caso de mal estar;

Crise climática

Há anos os cientistas climáticos avisam sobre os perigos do aquecimento global. Todo ano, por exemplo, o Painel Intergovernamental sobre Mudança no Clima (IPCC) publica um relatório com as próximas previsões da crise climática.

Geradas pela ação humana insustentável sobre a natureza, como o desmatamento e a poluição do ar através da queima de combustíveis fósseis, as mudanças climáticas são uma série de transformações que afetam o fluxo natural do planeta. As consequências são os desastres ambientais em diversos países. No Brasil, tivemos como exemplo as tragédias no litoral de São Paulo em fevereiro deste ano, que deixou mortos e desalojados.