O mês de novembro chegou com chuvas intensas para São Paulo, com previsão de grandes acumulados para os próximos dias. De acordo com o Climatempo, algumas áreas da cidade, que está na chamada "rota da chuva", podem registrar mais de 150 milímetros de precipitação, acendendo alerta para tempestades na próxima semana - cada milímetro de chuva equivale a um litro de água em um metro quadrado.
A previsão é de que as tempestades continuem pelo menos até quarta-feira (6). As chuvas são impulsionadas pela umidade trazida da faixa norte do Brasil, que intensifica um sistema de baixa pressão no estado.
Te podría interesar
Em outubro, a capital paulista já havia registrado chuvas acima da média, acumulando 176 milímetros contra a média histórica de 127,2 mm. O interior também enfrentou um período chuvoso, com cidades como Ribeirão Preto alcançando um acumulado de 303 mm.
Milhares sem luz
No sábado (2), mais de 70 mil casas ficaram sem luz na Grande São Paulo, de acordo com relatório da Enel. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Paulo entrou em estado de atenção para chuvas intensas.
Te podría interesar
Recomendações para caso de enchentes:
- Evitar ruas alagadas;
- Não enfrentar correntezas;
- Ficar em lugar seguro e pedir ajuda sempre que necessário;
- Ficar longe da rede elétrica;
- Não parar debaixo de árvores — abrigue-se em casas e prédios;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligar para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no número 156 ou entrar no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Temporal em SP: