O rei da Espanha, Filipe VI, foi vaiado e xingado de “assassino” ao visitar neste domingo (3) a cidade de Paiporta, uma das mais atingidas pelas chuvas no país. Ele foi cercado pela multidão que chegou a jogar lama nele.
Estavam na comitiva do rei que realizou a visita a rainha Letizia, o premiê socialista Pedro Sánchez e o governador conservador da Comunidade Valenciana, Carlos Mazón.
Te podría interesar
Em uma cena assustadora, a multidão tentou avançar para cima das autoridades, que foram protegidas por um cordão de segurança feito pela polícia. Vídeos com as imagens viralizaram rapidamente nas redes sociais.
Mortos e desaparecidos
As TVs espanholas mostraram imagens do rei tentando conversar com a população. A imprensa local informa haver uma frustração generalizada sobre o real número de mortos e também a lentidão na limpeza das zonas afetadas.
Te podría interesar
O número de desaparecidos ainda é desconhecido. Até o momento, os dados oficias apontam para 214 mortos, sendo 210 na província de Valência, três na comunidade autônoma de Castilla-La Mancha e um na Andaluzia.
Há ainda o temor de que muitos corpos estejam presos em locais subterrâneos, como estacionamentos tomados pela lama.
Segundo o ministro dos Transportes da Espanha, Óscar Puente, “é previsível que possa haver pessoas mortas nesses espaços", disse.
Cidades inteiras ficaram debaixo d'água por conta das inundações. A região ainda está em alerta laranja para novas chuvas neste domingo.
Veja os vídeos abaixo: