CENAS APOCALÍPTICAS

VÍDEOS: Enchentes devastadoras na Espanha deixam ao menos 64 mortos

Imagens assustadoras mostram regiões completamente destruídas e tomadas pela água

Enchentes na Espanha deixam 51 mortos.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

Enchentes devastadoras no sudeste da Espanha deixaram pelo menos 64 mortos e causaram destruição nas regiões de Valência, Castellón e outras localidades da costa espanhola entre a noite desta terça-feira (29) e manhã desta quarta (30). As fortes chuvas, que atingiram até 300 milímetros em algumas áreas em poucas horas, transformaram ruas em verdadeiros rios, arrastando carros e inundando casas. 

De acordo com o presidente regional de Valência, Carlos Mazón, equipes de resgate começaram a acessar áreas que permaneceram isoladas até a manhã desta quarta-feira. "Por respeito às famílias, não daremos mais detalhes", afirmou Mazón, destacando que o número de vítimas pode aumentar à medida que as operações avançam. Mazón ainda solicitou aos moradores das áreas mais atingidas que evitem sair de casa e permaneçam longe das estradas.

A intensidade das chuvas registradas em locais como Chiva, próxima a Valência, ultrapassou todos os índices usuais para esta época do ano, com mais de 320 milímetros acumulados em apenas quatro horas. Para efeito de comparação, a média de precipitação em Valência para o mês de outubro é de apenas 77 milímetros, segundo dados do Banco de Dados Europeu de Clima Severo. Outras áreas, como Turis e Utiel, também registraram níveis críticos de 200 milímetros, levando a Agência Meteorológica Espanhola (AEMET) a emitir um alerta vermelho.

Além de Valência, inundações graves também foram registradas nas cidades de Múrcia e Málaga. Em Málaga, um trem de alta velocidade que transportava cerca de 300 passageiros descarrilou devido às condições da via. O serviço ferroviário entre Valência e Madri foi suspenso, assim como várias linhas na região, comprometendo o transporte de passageiros e mercadorias.

Imagens e vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram cenas apocalípticas e dramáticas de carros sendo levados pela força da água e de pessoas ilhadas pela enchente e buscando refúgio em árvores. As autoridades seguem monitorando as condições, e a previsão do serviço meteorológico espanhol indica que as chuvas podem continuar até quinta-feira (31). 

Veja vídeos