DIREITOS INDÍGENAS

Marcha das Mulheres Indígenas destaca papel feminino para preservação da natureza

Iniciativa da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade e das Mulheres Biomas do Brasil discute os desafios enfrentados pelos povos originários a partir da perspectiva feminina

Créditos: Reprodução @apiboficial - Fotomontagem mulheres na III Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília
Escrito en BRASIL el

A III Marcha das Mulheres Indígenas tomou as ruas do centro de Brasília nesta quarta-feira (12) com o tema "Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade pelas Raízes Ancestrais". O evento destacou o compromisso das mulheres na proteção dos territórios indígenas como parte essencial da preservação dos povos indígenas.

Reprodução X @apiboficial

A iniciativa teve início na segunda-feira (11) e prossegue até quarta-feira (13) é promovida pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e as Mulheres Biomas do Brasil, com o apoio do Governo Federal por meio do Ministério dos Povos Indígenas, liderado por Sônia Guajajara.

A programação da marcha incluiu uma série de atividades, como debates, lançamento de livros, grupos de trabalho e apresentações culturais. O objetivo é fortalecer a atuação das mulheres indígenas, discutir os desafios enfrentados e propor novos diálogos para influenciar a política indígena no Brasil.

Antes da Marcha das Mulheres Indígenas, em janeiro de 2023, foi realizada a Pré-Marcha sob o tema "Vozes da ancestralidade dos 6 biomas do Brasil", envolvendo mais de 200 mulheres e estimulando debates sobre a política indígena e a defesa dos direitos em nível nacional.

Confira aqui a programação completa

Assista a vídeos da III Marcha das Mulheres Indígenas

 

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar