A espanhola Maria Pinilla Porta, conhecida como Mary, surpreendeu a família. Moradora de Dourados, no Mato Grosso do Sul, ela deixou uma mensagem escrita à mão escondida atrás da porta do guarda-roupa da casa onde morava.
Mary, hoje com 77 anos, enfrenta um estágio avançado de Alzheimer. Antes de chegar a essa situação, certamente com receio de não lembrar depois, ela expressou a vontade de doar seus órgãos após a morte.
Te podría interesar
O recado foi encontrado no momento em que familiares organizavam o antigo apartamento de Mary.
“Família e amigos, sou doadora total de órgãos. O pulmão, não. Fumei muitos anos. O fígado é virgem, nunca bebi. As córneas, ok. O coração, ok. Os rins, ok. E tudo o que puderem aproveitar. Obrigada”, escreveu a mulher.
Te podría interesar
A história foi relatada, nas redes sociais, pela neta, a estudante Sofia Moura, de 23 anos. O vídeo viralizou e já tem mais de 240 mil visualizações “Fomos esvaziar o apartamento da minha avó e achamos essa surpresa”, contou, em entrevista ao UOL.
Ao longo de sua vida, Mary trabalhou como economista e jornalista em Curitiba, capital paranaense, onde viveu com o marido, médico, antes de se mudar para Dourados.
“Ela era economista e trabalhou como colunista de jornal por muito tempo. Eu fiquei extremamente emocionada ao saber que ela tinha esse desejo de ser doadora. Ela nunca falou para nós isso, por ser muito reservada”, contou a neta.
Hoje, Mary mora com Sofia, outra neta, a filha e o genro e é cuidada pela família, em consequência das limitações impostas pelo avanço do Alzheimer.
Sofia disse que a avó se alimenta sozinha e faz atividades como fisioterapia e aula de artes.
Mary descobriu a doença em agosto de 2020
“Ela sempre foi uma avó moderna nas roupas, usava Facebook, WhatsApp, levava eu e minha irmã para passear, e sempre foi uma superavó, querida por todos”, relembrou a neta.
A família recebeu o desejo de Mary com admiração e pretende realizar seu pedido quando chegar o momento.