NATAL SEM FOME

Padre Júlio Lancelloti e MST oferecem ceia de Natal especial para população em situação de rua

Evento realizado em São Paulo encerra a Jornada Nacional de Solidariedade Contra a Pobreza e a Fome que conta com a participação de várias entidades em 20 estados

Créditos: MST (Adriana Spaca) - Padre Júlio Lancellotti durante a Jornada contra a fome e a Pobreza.
Escrito en BRASIL el

Neste sábado (23), na Mooca, zona leste de São Paulo, centenas de moradores em situação de rua da comunidade atendida pela paróquia de São Miguel Arcanjo, do padre Júlio Lancellotti, tiveram uma ceia de Natal especial, organizada por diversas entidades.

A refeição, servida em uma mesa de 250 lugares, incluiu lombo, arroz com legumes, purê de batata e farofa, além de suco de uva. Para sobremesa, foram oferecidos panetone e bolo de chocolate, proporcionando um momento festivo para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Padre Júlio e integrantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST) também fizeram a inauguração do Sacolão Popular, com uma unidade de comercialização e feiras periódicas de produtos da reforma agrária, voltados para atender comunidades periféricas da região.

Jornada Nacional de Solidariedade Contra a Pobreza e a Fome

MST (Aspásia Mariana) - Organizadas pelos Comitês Populares, em todo país foram realizadas ações de arrecadação e doações de alimentos, brinquedos, informações sobre direitos e culturais.

A iniciativa encerrou as mobilizações da Jornada Nacional de Solidariedade Contra a Pobreza e a Fome, que une um conjunto de organizações para promover ações de solidariedade em comunidades vulneráveis de todas as grandes regiões do país.

Iniciada em novembro, as ações envolvem desde a distribuição de refeições a partir das cozinhas populares solidárias, distribuição de alimentos, doações de sangue, entre outras ações, mobilizadas em 20 estados.

As atividades também incluem ações de apoio no acesso a serviços de assistência social no portal gov.br, na emissão de documentos, na regularização do registro no CadÚnico, na negociação de dívidas no programa Desenrola Brasil, entre outros serviços disponíveis.

A organização da jornada é feita pelos Comitês Populares, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Partido dos Trabalhadores (PT), Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras por Direitos (MTD), Movimento Brasil Popular (MBP) e Levante Popular da Juventude.