HONORIS CAUSA

Padre Júlio Lancellotti receberá título de Doutor Honoris Causa pela UFJF

Sacerdote é reconhecido pela trajetória de assistência social aos vulneráveis e defesa dos direitos humanos

Padre Júlio Lancellotti.Créditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

Padre Júlio Lancellotti receberá a honraria de Professor Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele desempenha o papel de vigário episcopal da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo e é o pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, localizada na capital paulista. A decisão foi unânime durante a reunião do Conselho Superior (Consu) da universidade realizada no mês passado. Este título se soma a outras honrarias conferidas a Lancellotti, da PUC-SP e da Universidade São Judas Tadeu.

Na última quarta-feira (22), ocorreu a cerimônia de abertura da VII Mostra de Ações de Extensão na universidade e o sacerdote foi um dos convidados. Para ele,  a universidade pública tem um grande papel na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. “Acredito que a universidade tem essa vocação: de manter um diálogo permanente e de ver a totalidade, onde somos parte de um todo. Não há como pensar o futuro dos povos e as especificidades das lutas sem considerar o todo.”

De acordo com o padre, “cada luta, como a dos povos originários e por moradia, tem suas peculiaridades, mas todas convergem para a transformação. Essa transformação não se alcança isoladamente, mas num processo contínuo envolvendo todas as áreas humanas”, declarou.

A iniciativa de conceder o título veio da Congregação da Faculdade de Serviço Social e foi formalizada por meio de um documento assinado por Marina Monteiro de Castro e Castro, a diretora da unidade acadêmica. A Faculdade de Serviço Social pontua que a trajetória de Lancellotti tem relação direta com os princípios da UFJF, no sentido de “contribuir para o progresso da ciência e da sociedade, no combate ao conservadorismo e na defesa do pluralismo, da democracia e da liberdade de ideias e de vida em suas plenas acepções”.

Conforme destacado pelo texto, a trajetória de vida do sacerdote evidencia o grande impacto de sua atuação em setores de interesse do Serviço Social brasileiro: “o enfrentamento das expressões da questão social, a defesa intransigente dos direitos humanos, a contribuição na construção de políticas públicas, a luta pela construção de uma sociedade igualitária”.

Em razão de compromissos já agendados pelo sacerdote, a entrega da honraria ocorrerá em data posterior. A data para a entrega do título ainda será definida e Padre Júlio Lancellotti já aceitou a concessão de Professor Honoris Causa da UFJF. Outras personalidades notáveis já receberam o Professores Honoris Causa da universidade, como o filósofo e educador Paulo Freire, o líder indígena, ambientalista, filósofo e escritor Aílton Krenak, a historiadora e representante destacada do movimento negro Adenilde Petrina, o líder sindical e político Clodesmidt Riani, e o atual presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Lancellotti tornou-se reconhecido por sua persistente defesa, ao longo de mais de quatro décadas, em prol dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, atravessando diferentes períodos históricos nacionais, como a Ditadura Militar (1964-1985), a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990 e a formulação da Política Nacional da População em Situação de Rua durante os anos 2000.

A trajetória de Lancellotti já havia sido destacada por outros reconhecimentos antes da concessão da honraria. Em 24 de setembro, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, conferiu ao sacerdote a medalha da Ordem do Mérito. Segundo informações do Ministério da Justiça, essa medalha é concedida a pessoas que prestaram notáveis serviços ao país, particularmente nas áreas de Justiça e segurança pública.