ABSURDO

Médico chamou de "dengosa" menina de 7 anos que morreu de dengue

Mãe da criança denunciou o caso na delegacia como negligência médica: “Sua filha tem é dengo”

Hospital Daher, em Brasília.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Pietra Isaac, de 7 anos, morreu de um quadro grave de dengue hemorrágica após sofrer três paradas cardíacas, em Brasília. A mãe, Camila Isaac, denuncia negligência médica no caso, pois o médico teria menosprezado o estado da criança, brincando que ela estava “dengosa”.

A tragédia aconteceu em 17 de novembro. No dia 13 de novembro, Camila conta que levou a menina para realizar um exame de bronquite devido à febre alta e dificuldade em se alimentar. Com a piora do quadro no dia seguinte, mãe e filha foram para o Hospital Daher, onde o médico diagnosticou Pietra com bronquite e virose e a mandou de volta para casa.

No entanto, a criança começou a apresentar dores nas costas e vomitar sangue. De volta ao hospital, outra médica confirmou o quadro de dengue grave e determinou internação da criança no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). No entanto, na troca de plantão, o médico, denunciado por Camila, disse que a menina estava "dengosa duas vezes, dengo e dengue, e dengue se trata em casa. O remédio é repouso absoluto e hidratar com soro, água de coco e suco". A mãe voltou para casa novamente mas, ao ver Pietra piorar, foi para o HMIB. A criança morreu horas depois devido a três paradas cardíacas

“Nunca na minha vida imaginei passar por isso. Foi o meu pedaço, me sinto de pernas amputadas, tentando juntar os meus caquinhos. Lembro quando ela dizia “obrigada por cuidar tão bem de mim” e me abraçava”, relatou Camila.

A Secretaria de Saúde se pronunciou sobre o caso, e afirmou que Pietra "foi direto para a sala amarela, fez todos os procedimentos e exames e foi regulada na UTI. Todo o atendimento foi realizado pela equipe, mas diante da gravidade do quadro, ela veio a óbito no final da tarde do mesmo dia".

Camila denunciou o médico na  10ª Delegacia de Polícia por negligência médica.