O dia 12 de outubro é feriado nacional em celebração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, que recebe o título de Padroeira do Brasil. A santa teve sua imagem resgatada do Rio Paraíba do Sul no ano de 1717 e, desde então, devotos de Nossa Senhora pagam promessas em seu nome.
A fé na santa estimula milhares de fiéis católicos a se reunirem em caminhadas – conhecidas como romaria – até a Basílica de Aparecida, localizada na cidade de Aparecida (SP). O ato tem finalidade de pedido ao Deus da Igreja Católica por intervenções da padroeira e agradecimento.
Te podría interesar
História da Nossa Senhora Aparecida
De acordo com o site do Santuário Nacional Aparecida, que homenageia a padroeira, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia eram os pescadores encarregados de caçar os peixes para o banquete oferecido pela Vila Santo Antônio de Guaratinguetá para o Conde de Assumar, o então governador das províncias de São Paulo e Minas Gerais.
Os pescadores não tiveram sucesso na pesca, de início, e passaram a rogar pela Mãe de Deus por peixes nas redes. Das águas do Rio Paraíba do Sul – confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna – os pescadores retiraram a imagem de Nossa Senhora com as redes: primeiro o corpo e depois a cabeça.
Te podría interesar
Segundo o Santuário, a aparição da imagem de Aparecida rendeu uma rede farta de peixes: "João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, depois de colocar a imagem dentro do barco, puderam vivenciar a ação da Mãe de Deus". Os dois pedaços da estátua teriam sido reunidos com cera e a imagem de Nossa Senhora agradecida pelo milagre dos peixes – ação que tornou-se tradição semanal na vila.
Em 1740, o vigário de Guaratinguetá, o padre José Alves Vilela, construiu uma pequena capela para reza do terço e cântico das ladainhas da santa. Três anos depois, o padre elaborou um relatório dos milagres e da devoção do povo à Nossa Senhora e enviou ao Bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei João da Cruz, para que o culto fosse aprovado.
O bispo autorizou a construção da primeira igreja em louvor à imagem de Mãe Aparecida, no Morro dos Coqueiros, atual centro da cidade de Aparecida. A "Capela de Aparecida" teve sua inauguração em julho de 1745, quando a imagem foi levada em procissão ao altar e benzida antes da celebração da primeira missa.
Entre os milagres de Nossa Senhora Aparecida, mencionados no portal do Santuário, estão:
- A pesca milagrosa;
- As velas;
- Menina cega;
- Escravo Zacarias;
- Cavaleiro; e
- Salvo do afogamento.
Coroação de Aparecida
Em setembro de 1904, o Santuário de Aparecida reuniu mais de 15 mil pessoas para a coroação de Nossa Senhora Aparecida, feita pelo bispo de São Paulo, Dom José Camargo Barros. O Papa Pio X aceitou a proposta de coroação pedida por Dom Joaquim Arcoverde, Arcebispo do Rio de Janeiro e primeiro Cardeal do Brasil.
A criação do município de Aparecida – a partir da Lei 2.312 assinada pelo então presidente do Estado de São Paulo, Júlio Prestes – ocorreu no Jubileu de 25 anos de Coroação da Imagem de Aparecida. A ocasião tornou Nossa Senhora Aparecida a Padroeira Principal do País.
Em seguida, o Papa Pio XI declarou, em julho de 1930, Nossa Senhora Aparecida o título de Padroeira do Brasil. A festa em homenagem ao anúncio reuniu mais de um milhão de fiéis em maio de 1931, com o transporte da imagem para o Rio de Janeiro em um trem comemorativo.
"Paz ao nosso povo! Salvação para a nossa Pátria! Senhora Aparecida, o Brasil voz ama, O Brasil em vós confia! Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama Salve Rainha!", cantaram os fiéis em uma das músicas criadas na época.