Nesta quinta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, o arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes falou contra o aborto em meio à tradicional missa solene, principal da data, ocorrida às 9h no Santuário Nacional da cidade.
Diante de 35 mil presentes na Basílica para assistir o seu sermão, o arcebispo falava da “vocação do brasileiro à vida”, entre ela a vocação à “vida ecológica, ao meio ambiente, à casa comum”. Ele disse que “o mundo olha para nós” e clamou pelo plantio de árvores. Foi então que fez a fala contra o aborto.
Te podría interesar
“Nossa Senhora Aparecida é a senhora da vida. Por isso, hoje nós dizemos sim à vida, não ao aborto. Sim à vida e não ao desmatamento. Não a essa atitude de depredação da Mãe Terra”, disse Dom Orlando Brandes.
Ao final da celebração, o arcebispo pediu que os fiéis rezassem pela paz “na Ucrânia, na Terra Santa, nas periferias de nossas cidades e no mundo inteiro”, fazendo referência aos conflitos entre Rússia e Ucrânia e Israel e Palestina.
Te podría interesar
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estava presente na celebração.
Papa Francisco manda mensagem ao Brasil
Em homenagem ao Dia da Padroeira, o Papa Francisco mandou mensagem ao Brasil – mas sem falar de aborto.
O pontífice manifestou seu carinho pelo Brasil e recordou sua visita à Aparecida há 10 anos.
“Eu levo [Nossa Senhora Aparecida] em meu coração. Recordo-me desta cidade e da Virgem. Que nos abençoe e nos cuide, a vocês e a todo o povo do Brasil. Rezo por vocês, lhes envio a minha bênção e, por favor, rezem por mim”, disse o Papa.
Papa Francisco esteve em Aparecida em 2013, quando visitou o país para a Jornada Mundial da Juventude.
O vídeo foi divulgado pela agência de notícias do Vaticano, Vatican News, com a mensagem do pontífice e imagens de sua visita ao Brasil.
????Que #NossaSenhoraAparecida cuide do #Brasil!
À margem dos trabalhos do #Sínodo, #PapaFrancisco manifestou mais uma vez seu carinho pelo Brasil e pelos brasileiros no dia da sua Padroeira. De modo especial, recordou sua visita a Aparecida, 10 anos atrás @padroeira pic.twitter.com/aNDWsskaXj — Vatican News (@vaticannews_pt) October 12, 2023