RACISMO

Renner reage imediatamente a caso de racismo e dá exemplo a outras empresas

CEO anterior da empresa, José Galló, foi um dos empresários que assinou a carta pela democracia e, por conta disso, sofreu ameaças de bolsonaristas

Fachada das Lojas Renner.Créditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

Um caso entre muitos outros. A diferença foi a reação imediata da empresa. Assim que a direção das Lojas Renner tomou conhecimento de um caso de racismo sofrido por uma cliente negra em sua loja no Shopping Madureira, no Rio de Janeiro (RJ), tomou a única atitude possível: repudiou o caso, o considerando “inaceitável”, demitiu a funcionária e se colocou à disposição da cliente para dar todo o apoio.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Parece simples, mas não é. Casos semelhantes ou até piores, envolvendo mortes, se arrastam por anos em tribunais, com os responsáveis na defensiva, tentando contemporizar o ocorrido.

Carta pela democracia

Vale lembrar que o CEO anterior da Renner, José Galló, que esteve à frente da rede por 20 anos, foi um dos empresários que assinou a carta pela democracia, manifesto criado por ex-alunos de direito da USP em agosto, que faz a defesa do estado democrático de direito contra as ameaças golpistas de Jair Bolsonaro. Atualmente, a Renner é comandada por Fábio Faccio

Por conta de sua assinatura, Galló foi alvo de ataques bolsonaristas, que prometeram boicote às lojas.

Relembre o caso de racismo

De acordo com relatos de uma prima que acompanhou o caso, uma moça negra estava no provador, quando uma funcionária entrou de repente e exigiu que ela mandasse tirar da bolsa tudo o que ela “pegou da loja”.

A moça afirmou que o casaco que estava em sua bolsa era da Redley e não da Renner. Mesmo diante da explicação, a funcionário prosseguiu com as acusações e, só ao comprovar o erro, ao ver a etiqueta, afirmou “que só tinha ido falar com ela pra entregar o cartão (que corresponde ao número de peças)”.

A reação da Renner

A assessoria de comunicação das Lojas Renner afirmou à Fórum que considera "inaceitável" o episódio e que, por conta disso, a funcionária não faz mais parte dos colaboradores da rede. Veja abaixo a nota da empresa na integra:

Comunicado Lojas Renner

O episódio ocorrido no Madureira Shopping é inaceitável. A abordagem realizada foi totalmente inadequada e não está alinhada aos valores da Lojas Renner, por isso a colaboradora responsável já não faz mais parte do quadro de colaboradores da companhia. Nos sensibilizamos, lamentamos profundamente o ocorrido e daremos apoio à cliente, nos colocando à sua disposição.

A empresa não tolera racismo ou qualquer tipo de preconceito e discriminação. Reforçamos que temos uma política de Direitos Humanos, além de um Código de Conduta e um programa de diversidade que buscam promover a inclusão, o que passa pela sensibilização e capacitação constante das nossas equipes.

Continuaremos empenhados em avançar na conscientização de nossos times e no aprimoramento de nossos processos, reforçando os treinamentos e com atuação imediata na loja em questão, com o objetivo de garantir que o respeito e a equidade sejam aplicados em todas as nossas relações.