You will never walk alone, de Gerry & The Pacemakers é a canção com que a torcida do Liverpool alenta seu clube tem todos os cantos do mundo. Você nunca vai caminha sozinho. Agora, levou uma faixa ao estádio: "Pelo amor de Deus, salvem Gaza", onde está a população palestina. É uma manifestação a mais. Há várias pipocando em estádios do mundo. A torcida do Raja Casablanca é um exemplo, mas ela é de um time do Marrocos. Quando o alerta vem do "mundo civilizado", de um país que se alinha sempre com os EUA e Israel, o peso é maior. Desde que a faixa seja mostrada e replicada por todos os lugares.
Quem não caminha sozinho é o povo da Palestina, literalmente falando. Não são pessoas. São pontos a serem abatidos, como parte de um videogame macabro. Não interessa se é mulher, homem, criança, velho, basta ter dois pés. Nem precisa ter a idade correta de usá-los, basta ser humano para ser tratado como animal pronto a ser abatido.
Te podría interesar
Impossível caminhar sozinho, com mísseis e bombas caindo em seu caminho. Pode ser na casa, na rua, na sinagoga, no hospital, não estão sozinhos. A morte está chega de Israel e está com eles, sejam apoiadores ou vítimas do Hamas, sejam antissemitas ou apenas alguém tentando viver dentro das dificuldades naturais ou impostas por um Estado opresssor.
Israel deixou a justiça e o humanismo de lado para recorrer à Lei do Talião. Olho por olho. "Se alguém fizer uma ferida ao seu próximo, far-se-á o mesmo a ele: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente; conforme o dano que tiver feito a outro homem; assim se lhe fará a ele".
Te podría interesar
Qual a diferença de atitude os Estados que buscam na Bíblia a vingança - mesmo contra quem nada fez - à justiça, possuem? Seja Israel ou o Taliban?
Por tanta crueldade, a Palestina recebe tanta solidariedade. E não caminha sozinha.