A Vale, que de anos para cá tem sido pivô de inúmeros problemas com as autoridades no Brasil, tomou uma decisão nos últimos dias que tem por objetivo aparar uma das principais arestas que a companhia julga ser central para sua atuação no país: melhorar a comunicação com o governo federal.
Para isso, a mineradora contratou o jornalista Kennedy Alencar, com bom trânsito na gestão do presidente Lula (PT), para assumir um cargo de interlocução com o Executivo federal. Gustavo Pimenta, CEO da Vale, definiu que Kennedy ocupará a função de diretor de relações institucionais. No entanto, o jornalista deve assumir o posto apenas dentro de 20 ou 30 dias, tendo em vista que ele trabalhará pelo portal UOL e pela RedeTV! na cobertura das eleições norte-americanas, marcadas para 5 de novembro (terça-feira que vem).
Quem é Kennedy Alencar
Mineiro de nascimento, Kennedy Alencar tem 57 anos e uma vasta experiência na imprensa brasileira. Formado na Universidade Metodista de São Paulo, ele já trabalhou na Folha de S.Paulo, onde foi redator, repórter e editor-assistente. Ele passou ainda por emissoras como o SBT e a RedeTV!, esta última onde segue trabalhando, e foi comentarista da rádio CBN, do Grupo Globo.
Kennedy participou também da equipe de campanha do hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, nas eleições de 1994, quando o candidato ficou em segundo lugar, sendo derrotado ainda no primeiro turno por Fernando Henrique Cardoso (PSDB).