O dia em que a Agência Lupa mentiu sobre o Papa para prejudicar Lula
A Agência Lupa mantém até hoje uma matéria da Fórum como não confiável porque dissemos que Juan Grabois, que era consultor da Santa Sé e amigo de Francisco, trouxe um terço enviado pelo papa a Lula na prisão.
Fórum foi acusada de fake News pela Agência Lupa por dizer que Papa havia enviado um terço para Lula. Site vinculado ao vaticano confirmou a informação e mesmo assim Lupa preferiu não acreditar no próprio Papa
A Agência Lupa mantém até hoje uma matéria da Fórum como não confiável (classificada como de olho) porque dissemos que Juan Grabois, que era consultor da Santa Sé e amigo íntimo do Papa Francisco desde que ele era simplesmente Jorge Mario Bergoglio, trouxe um terço abençoado pelo pontífice para entregar a Lula.
Grabois também queria ter encontrado com Lula porque dizia ter uma mensagem do Papa para entregar a ele.
A Lupa classificou aquela matéria da Fórum como fake News e enviou sua classificação para o Facebook que puniu a revista por isso, reduzindo a divulgação de nossas matérias.
Ninguém sabe se isso permanece até hoje, porque Lupa nunca se retratou publicamente. Se não retratou publicamente, porque teria pedido a reversão da punição ao Facebook?
Depois dessa passagem, o Papa Francisco fez inúmeros outros gestos de apoio ao Lula e a Dilma. E também os recebeu carinhosamente em inúmeras ocasiões.
Mas naquele momento era importante dizer que Lula não tinha o apoio de ninguém, muito menos o Papa. Lupa agia na verdade como agência de checagem da Lava Jato. E pelo compromisso que mantinham com a Lava Jato, veículos da mídia comercial também não deram a nota do terço enviado pelo Papa a Lula.
Não faz tanto tempo assim que isso aconteceu. Foi em junho de 2018. Lula estava encarcerado e era perseguido mesmo quando recebia solidariedade. Nem o Papa escapou disso.