Antes de tudo, isso não é um erro de digitação no computador! O nome real da cidade é Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch e fica localizada na ilha de Anglesey, no País de Gales.
O interessante é que apesar de ter uma pronúncia muito difícil em português- com certeza você tentou - a vila, que leva o maior nome de cidade na Europa pode ser simplesmente chamada de Llanfairpwllgwyngyll, como é apresentado no Google Maps. Além disso, para aqueles que são mais íntimos da cidade existem formas ainda mais abreviadas, como Llanfairpwll e Llanfair PG.
Te podría interesar
O que quer dizer "Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch"?
Composto por 58 letras, sendo 51 do idioma galês, o nome da cidade significa, em tradução livre, a localização da aldeia, que fica ao redor da “Igreja de Santa Maria no vale da Avelaneira Branca próximo a um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”. Aliás, os dígrafos descritos como “ch” e “ll” são considerados as únicas letras no galês.
A cidade de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch remonta ao período neolítico (4000-2000 A.C.) e originalmente tinha um nome mais curto. No entanto, acredita-se que na segunda metade do século 19, um alfaiate teve a ideia de acrescentar várias sílabas ao nome da vila. Isso permaneceu e resultou no nome longo e complexo que conhecemos hoje.
Te podría interesar
O nome enorme atrai muitos turistas e desenvolve o comércio e o turismo da região. A cidade também guarda outra curiosidade: possui a maior placa de uma estação ferroviária do mundo. O município tem uma população de pouco mais de 3 mil habitantes que vivem em um vilarejo, recebe anualmente cerca de 200 mil turistas.
Uma lenda?
Indo contra essa narrativa da origem do nome, Alon Mummery, então administrador da cidade em 2015, disse ao portal UOL: "não imagino que há 150 anos alguém pensasse em uma jogada publicitária dessas, mas o fato é que o nome foi aceito e virou uma atração, principalmente pela estação de trem".
Embora a verdadeira história por trás do nome gigantesco da cidade de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch não seja conhecida, sabe-se que os descendentes de hoje estão colhendo os frutos. "É um ótimo vilarejo para morar, com várias atrações e uma comunidade pacífica e que recebe muito bem os turistas, não importa quem seja", ressaltou Mummery.
*Com informações de Nossa, da UOL