A expressão da língua portuguesa, que muitas vezes acaba servindo como uma ofensa “vai para a Cochinchina!”, para indicar um lugar muito difícil de se acessar, ou distante, tem uma curiosidade. A “Cochinchina” realmente existe. Mas você sabe onde fica?
Ela fica localizada no extremo Sul do Vietnã e atualmente é chamada por “Nam Ky” abrigando a principal cidade vietnamita, no Delta do Rio Mekong, Saigon (chamada desde 1979 de Hoh Chi Minh).
Te podría interesar
Quem deu o nome de batismo na região foram os portugueses, que chegaram à região vietnamita em 1516. O local ficava em um meio termo no mapa entre a China e a cidade indiana Cochim, que era a sede portuguesa na Ásia, compondo dessa forma o nome “Cochinchina”.
O português Francisco de Pina foi um dos portugueses mais influentes no local: foi responsável pela latinização da língua vietnamita. Além disso, os portugueses tentaram estabelecer vínculos comerciais na região.
Te podría interesar
O idioma vietnamita deixou de ser escrito com caracteres chineses e aderiu ao alfabeto latino entre os anos de 1883 e 1954, no período em que o local foi protetorado francês. A base desenvolvida por Pina ainda no século XVI foi o que causou a transformação.
E a expressão “vai para a Cochinchina!”?
Em Portugal, o nome do extremo Sul do Vietnã adquiriu desde sempre a visão de um lugar longínquo e impossível de chegar.
Após rodar por mais de 800 km, a expressão ganhou cunho popular no Brasil, sendo utilizada ou não como uma ofensa “vai para a Cochinchina!”, “é lá na Cochinchina”, dentre outras expressões.
*Com informações de Copa Além da Copa e Super Interessante