Operação Condor: série faz análise econômica de regimes militares na América Latina
12/12/2023 | Com codireção do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, série será a primeira a revelar como foi o assassinato do poeta Pablo Neruda no Chile, em 1973
12/12/2023 | Com codireção do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, série será a primeira a revelar como foi o assassinato do poeta Pablo Neruda no Chile, em 1973
12/4/2021 | Governo italiano forma comissão civil para elucidar crimes da Operação Condor, uma ação repressiva envolvendo as ditaduras da Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai na segunda metade do século passado.
14/3/2020 | Tema foi tratado por Carlos Heitor Cony, em parceria com Anna Lee, em dois livros que levantam os mistérios que envolvem as mortes de João Goulart, Juscelino Kubitschek e Carlos Lacerda
2/3/2020 | Em entrevista para a revista Piauí, o filho do presidente foi perguntado sobre o que pensa de Henry Kissinger, o secretário de Estado de Nixon que colaborou com as ditaduras da Operação Condor, e respondeu “não conheço”
18/2/2020 | A Crypto AG, empresa suíça que prestou serviço de codificação da correspondência diplomática e militar do Brasil e de outras ditaduras da Operação Condor durante 50 anos, era controlada secretamente pela CIA.
17/1/2020 | Adolfo Scilingo foi condenado há 1084 anos de prisão, mas conseguiu benefício carcerário há quatro semanas, e passou a viver em uma paroquia católica de Madrid; notícia provocou repúdio generalizado das organizações de direitos humanos espanholas e argentinas.
26/6/2019 | O ditador chileno montou um esquema de tráfico de drogas usando aviões da Força Aérea Chilena que distribuíam a droga na Europa (através das embaixadas do país em Estocolmo e Madri) e nos Estados Unidos, e chegou a desenvolver seu próprio produto para lucrar nesse mercado: a "coca negra".
25/2/2013 | Por Edmundo Leite: Desaparecido há quase 40 anos nas trevas de uma nascente e sanguinária ditadura argentina, o pianista brasileiro Tenório Júnior continua como um dos casos mais notórios da lista de vítimas dos anos de chumbo cujo paradeiro é totalmente desconhecido dos registros oficiais.
16/7/2012 | Da Carta Maior: Documentos secretos do Itamaraty comprovam que a ditadura brasileira sabia que iria ocorrer um golpe de estado no Chile mais de um mês antes do presidente Salvador Allende ser deposto. E reforçam a tese de que os militares brasileiros e seus aliados civis foram, ao lado dos Estados Unidos, os principais articuladores do golpe que derrubou o primeiro presidente socialista eleito pelo voto popular no mundo.
4/8/2013 | “Dossiê Jango” é eficiente, porém previsível. “Hanna Arendt” articula, em grande estilo, filosofia e amor. “Bela que Dorme” debate política, moralismo e Vaticano