Em Campo: Últimas notícias

Um decano em IV atos: histórias supremas

1/11/2012 | Chamou a atenção a virulência empregada pelo decano do STF, ministro Celso de Mello, para condenar o denominado núcleo político da Ação Penal 470, o chamado Mensalão. O rigor - ou a insensatez ? - do decano do STF levou o jornalista Luis Nassif a afirmar: “Nada se equipara à irresponsabilidade institucional do ministro Celso de Mello”.

Falta de coragem e perdas de oportunidades

23/4/2012 | Apesar de se empanturrar com números e números de pesquisa de opinião, o governo Dilma Rousseff parece navegar de lado ou dar voltas em torno de si mesmo sobre uma balsa. O governo mantém o procedimento de "convivência pacífica" com os inimigos das mudanças progressistas e não aproveita oportunidades que poderiam minar esses setores, alterar a correlação de forças e abrir o caminho para transformações profundas.

Escândalo é derrubar pés de laranja. Estupro, não.

16/1/2012 | A Globo fez um escândalo sem precedente quando, em 2009, trabalhadores rurais derrubaram pés de laranjas em protesto para denunciar que a fazenda era grilada pela Cutrale. Agora suspeita-se que um integrante do BBB12 teria feito sexo sem consentimento com outra participante, desmaiada e sem consciência, o que configuraria estupro. Esta denúncia não vai aparecer no Jornal Nacional e cia.?

Contradições da sexta economia do mundo

2/1/2012 | O maniqueísmo domina as análises sobre o Brasil e o desempenho do governo Lula/Dilma. De um lado, alguns avaliam que o governo é responsável por dádivas de Deus. Do outro, não fez nada que preste e merece as chamas do inferno. A leitura do estudo da consultoria britânica, especializada em análises econômicas, de que o Brasil ocupará o posto de sexta maior economia do mundo seguiu o mesmo padrão.

Terras estão mais concentradas e improdutivas

22/6/2011 | Dados do cadastro de imóveis do Incra, levantados a partir da auto-declaração dos proprietários de terras, apontam que aumentou a concentração da terra e a improdutividade entre 2003 e 2010. No período, mais de 100 milhões de hectares passaram para o controle de latifundiários, que controlam em média mais de 2.400 hectares. Os dados demonstram também que o registro de áreas improdutivas cresceu mais do que das áreas produtivas, o que aponta para a ampliação das áreas que descumprem a função social.

A postura de Bolsonaro e o racismo no Brasil

11/4/2011 | As manifestações do deputado Bolsonaro, e toda a polêmica em torno do episódio, são apenas a ponta de um iceberg histórico da sociedade brasileira e suas contradições. A questão do racismo faz parte do processo da formação política, econômica, social e cultural do Brasil, que tem como elemento central a escravidão. Não podemos ignorar o passado, porque deixaríamos em segundo plano os fundamentos do preconceito contra os negros.

Salário mínimo: o que está por trás da proposta tucana

10/2/2011 | O debate sobre o novo valor do salário mínimo, que envolve o governo federal, os partidos derrotados na eleição presidencial, as centrais sindicais e os movimentos populares é a primeira batalha política sob o comando da presidenta Dilma Rousseff, que terá continuidade na disputa em torno da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

Da polarização à politização da sociedade

4/11/2010 | por Igor Felippe Santos: "A eleição de Dilma Rousseff (PT) é uma vitória da sociedade brasileira. E não temos que ter vergonha de comemorar a derrota de José Serra (PSDB), que se tornou símbolo dos setores que se opõem às bandeiras progressistas no país. A mídia burguesa, os setores conservadores da igreja católica e evangélica, os ruralistas mais truculentos e o imperialismo dos Estados Unidos perderam uma batalha importante com a derrota de Serra."

Memórias de um corintiano

2/9/2010 | Faz 20 anos que sou torcedor do Corinthians. Tenho muito orgulho da minha escolha. Ainda criança, assumo que tinha simpatia pelo São Paulo. Era naquela idade em que filho copia tudo do pai. Nesses tempos, eu era muito criança e não gostava muito de futebol. Nem do São Paulo.

A tática do latifúndio em ano eleitoral

21/6/2010 | O agronegócio intensificou a ofensiva contra os movimentos sociais do campo e contra a Reforma Agrária no mês de abril, com o lançamento da campanha “Vamos Tirar o Brasil do Vermelho – Invasão é Crime”, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Como não conseguiram criar escândalos na CPMI contra a Reforma Agrária, no Congresso Nacional, para desmoralizar os movimentos sociais, os latifundiários lançaram mão dos veículos de comunicação de massa para alcançar seus objetivos.

Ver más noticias