Mais uma vez a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alerta para o perigo da utilização de pomadas para modelar, fixar ou trançar cabelos.
Estudos da agência mostram que inúmeros casos de irritação ocular relacionados a esses produtos são muito mais frequentes no período de Carnaval, quando a utilização aumenta significativamente.
Te podría interesar
A situação não é nova. Já em 2023, casos de internação hospitalar foram tão frequentes que forçaram a Anvisa a proibir todos os produtos desta categoria.
Desde esta época, as marcas têm sido analisadas de forma mais apurada, com resultados de aprovação e proibição pela agência.
Te podría interesar
Por exemplo, a Anvisa cancelou, nos últimos dois anos, a autorização de cerca de 1.500 produtos dessa categoria e passpu a implementar regras mais rigorosas para pomadas capilares.
A lista de um total de 490 produtos permitidos foi atualizada no dia 4 de fevereiro. Para conferir, acesse o link.
A Anvisa aconselha os consumidores a evitar produtos irregulares, ou seja, os que não estão na lista de itens autorizados.
Além disso, ainda segundo a agência, é imprescindível ler o rótulo e observar as instruções do fabricante, aplicando o produto com moderação e evitando contato com os olhos.
Um risco grande ocorre em caso de banho de piscina ou mar, pois o produto pode escorrer para os olhos. O cuidado deve ser redobrado.
Caso a pessoa já esteja com uma irritação no couro cabeludo ou nos olhos, o uso deve ser suspenso.
Na possibilidade de um contato acidental com os olhos, a orientação é para lavagem imediata com água corrente por, ao menos, 15 minutos. Se os sintomas como dor, vermelhidão ou mudanças na visão persistirem, é fundamental procurar atendimento médico.
Em 2023, mais de 100 pessoas foram internadas
A situação é preocupante e pode ter consequências bem graves. Em dezembro de 2023, mais de 100 pessoas foram parar em hospitais do Rio de Janeiro por causa das pomadas modeladoras.
As vítimas sofreram queimaduras nas córneas, depois do contato dos produtos com os olhos, a maioria das vezes durante banhos de piscina ou de praia.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.