Basicamente, a maioria das pessoas ingerem bebidas alcoólicas na idade adulta. Alguns começam até mesmo na adolescência. Beber faz parte do convívio social. Há, no entanto, um grande mal por traz do consumo do álcool, que muitas vezes não é levado a sério: o alcoolismo.
A compulsão pelo álcool, conhecido como transtorno do uso de álcool (AUD, da sigla em inglês), é uma doença crônica, que aparece a partir da incapacidade de controlar o consumo da substância.
Te podría interesar
O site Repense a Bebida, do Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo dos Estados Unidos, elaborou 11 perguntas para as pessoas conseguirem identificar se sofrem algum tipo de transtorno com relação ao álcool.
O transtorno, segundo o órgão, pode ser leve, com a presença de dois a três sintomas, moderado, de quatro a cinco sintomas, ou grave, com a presença de seis ou mais sintomas. Veja abaixo o questionário:
Te podría interesar
O questionário
- Houve momentos em que você acabou bebendo mais, ou por mais tempo, do que pretendia?
- Mais de uma vez você quis diminuir ou parar de beber, ou tentou, mas não conseguiu?
- Passou muito tempo bebendo, ficou doente por causa da bebida ou se recuperou de outras sequelas?
- Queria tanto uma bebida que não conseguiu pensar em mais nada?
- Descobriu que beber — ou ficar doente por beber — frequentemente interferia em cuidar da sua casa ou família? Ou causava problemas no trabalho? Ou problemas na escola?
- Continuou a beber mesmo causando problemas com sua família ou amigos?
- Desistiu ou reduziu atividades que eram importantes ou interessantes para você, ou que lhe davam prazer, para poder beber?
- Mais de uma vez você se envolveu em situações enquanto bebia ou depois de beber que aumentaram suas chances de se machucar (como dirigir, nadar, usar máquinas, caminhar em áreas perigosas ou se envolver em comportamento sexual inseguro)?
- Continuou a beber mesmo que isso estivesse fazendo você se sentir deprimido ou ansioso ou aumentando outro problema de saúde? Ou depois de ter tido um apagão de memória relacionado ao álcool?
- Teve que beber muito mais do que antes para obter o efeito desejado? Ou descobriu que seu número habitual de bebidas teve muito menos efeito do que antes?
- Descobriu que quando os efeitos do álcool estavam passando, você tinha sintomas de abstinência, como dificuldade para dormir, tremores, inquietação, náusea, suor, coração acelerado, disforia (sensação de desconforto ou infelicidade), mal-estar (sensação geral de mal-estar), sensação de desânimo ou convulsão? Ou sentiu coisas que não estavam lá?