O cantor sertanejo Gusttavo Lima deu uma declaração completamente inacreditável e irresponsável durante uma apresentação sua. Em determinado momento, Lima afirmou que, caso seja eleito presidente da República, vai financiar cachaça para todo mundo.
"[Se eu for eleito] vou dar uma Bolsa Cachaça para todo brasileiro. Na minha proposta de governo vai ter isso. Quem votar em mim vai ganhar seis anos (sic) de cachaça para beber toda vez. Já não tem desculpa mais", disparou Gusttavo Lima.
Te podría interesar
A declaração de Gusttavo Lima, de que vai financiar cachaça para todo mundo e, consequentemente, empurrar parte dos brasileiros para o alcoolismo, é problemática, pois, entre várias questões, ela vai contra o Plano de Ação Global sobre o Álcool.
O Plano de Ação Global Contra o Álcool 2020-2030, que é endossado pelos Estados-membros da OMS, tem por objetivo reduzir o uso abusivo do álcool a partir de estratégias em nível global, regional e nacional.
Te podría interesar
Ele estabelece metas específicas para reduzir o consumo de álcool e melhorar os resultados de saúde, com foco na saúde da população e na integração da política de álcool em agendas mais amplas de saúde pública. O plano descreve seis áreas principais de ação: estratégias e intervenções de alto impacto, defesa e conscientização, parceria e coordenação, apoio técnico e capacitação, produção de conhecimento e sistemas de informação, além de mobilização de recursos.
Cabe lembrar que, nos últimos anos, o consumo de álcool está associado a uma variedade de tipos de câncer, ou seja, tal substância aumenta as chances das pessoas serem afetadas pela doença. Os principais tumores são: boca, garganta, fígado, esôfago, laringe, mama, cólon, estômago e pâncreas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA)
Confira abaixo a declaração de Gusttavo Lima:
Nikolas Ferreira tem reação bizarra ao anúncio do sertanejo
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), um dos parlamentares mais próximos de Jair Bolsonaro, teve uma reação bizarra ao "lançamento" da candidatura de Gusttavo Lima à presidência em 2026.
Em entrevista ao site "Metrópoles" divulgada nesta quinta-feira (2), o cantor sertanejo, até então um bolsonarista fervoroso, informou que pretende se candidatar ao Palácio do Planalto nas próximas eleições presidenciais.
Aliados de Bolsonaro têm enxergado o gesto de Gusttavo Lima como uma traição, visto que o ex-presidente, ainda que esteja inelegível, se apresenta como o candidato da extrema direita em 2026. Fabio Wajngarten, advogado, ex-ministro de Bolsonaro e que hoje atua como uma espécie de porta-voz do ex-mandatário, por exemplo, reagiu com deboche: "Vou anunciar que serei cantor de forró".
Nikolas Ferreira, entretanto, foi por um outro caminho. Em vídeo divulgado no Instagram, o deputado mineiro, a princípio, levou na brincadeira, mas logo na sequência disse que "admira" o gesto e demonstrou apoio à empreitada de Gusttavo Lima – desde que Jair Bolsonaro permaneça, de fato, inelegível.
"Gente, que cachaça é essa que o Gusttavo Lima tomou? Agora ele quer virar presidente! O cara é o maior cantor estourado do Brasil. Não precisava arrumar problema nenhum pra cabeça, e agora tá dando a cara a tapa pra entrar na política. Isso é admirável", iniciou Nikolas Ferreira.
"Ele, desde o início, se posicionou publicamente em favor do Bolsonaro em todos os momentos, mesmo estando no meio mais mimizento e cancelador do mundo. Mas o Gusttavo Lima é incancelável. Ele é tipo o Neymar, só que do sertanejo. E se o sistema deixar o Bolsonaro ir pra candidatura, esquece! Todo mundo vai com ele. Isso aí até o Gusttavo Lima sabe. Mas, se o sistema não deixar o Bolsonaro se candidatar à presidência, o que é um medo gigantesco – porque, se hoje ele sair presidente, Bolsonaro ganha –, o Gusttavo Lima se demonstra, até então, uma opção", prosseguiu.
"Até o momento, ele é, sim, uma boa opção pra entrar na política", emendou o deputado federal.
Gusttavo Lima, por sua vez, sinalizou ter ficado satisfeito com a reação de Nikolas, comentando na publicação do parlamentar com um emoji da bandeira do Brasil.
Confira:
Gusttavo Lima presidente?
O cantor sertanejo Gusttavo Lima pegou a todos de surpresa nesta quinta-feira (2) ao anunciar, durante entrevista ao portal Metrópoles, sua candidatura à presidência da República no pleito de 2026.
A decisão do cantor leva a crer que sua histórica relação de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro chegou ao fim, visto que o ex-mandatário tem afirmado ser o candidato da direita em 2026.
Na entrevista ao Metrópoles, Gusttavo Lima afirma que quer ser o nome da terceira via e romper com a polarização entre esquerda e direita. "Chega dessa história de direita e esquerda. Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população", disse.
O sertanejo surfa no lugar comum e afirma que é preciso desburocratizar o Brasil. "A gente tem que desburocratizar para o país funcionar melhor. Os pobres estão sem poder de compra, e o setor do agronegócio não aguenta mais pagar impostos e não ter benfeitorias para investir em seus próprios negócios. Eu acho que posso ajudar", declarou Gusttavo Lima.
Gusttavo Lima revelou que ainda não está filiado a nenhum partido político e que vai iniciar as conversas a partir de agora.
Com informações do Goiás 24h.