SAÚDE

Os benefícios do consumo diário de café, segundo a ciência

Estudos mostram que consumo moderado da bebida podem trazer benesses à saúde humana

Cafe tem benefícios à saúdeCréditos: Pixabay
Escrito en SAÚDE el

O consumo diário de café, uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, tem sido objeto de diversas pesquisas científicas que apontam para uma série de benefícios à saúde.

Ou seja, pegue seu cafézinho e saiba o que diz a ciência sobre o benefício da bebida ao seu corpo.

A bebida tem sido estudada por seus efeitos na saúde cardiovascular.

Uma revisão narrativa de estudos recentes publicada na National Institutes of Health dos EUA sugere que o consumo regular de café está associado a um menor risco de hipertensão, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial.

A maioria dos estudos revela que o consumo moderado de café resulta em um menor risco de doença coronariana, enquanto o consumo excessivo pode aumentar esse risco.

O café filtrado, em especial, parece exercer propriedades antiaterogênicas, aumentando a eliminação de colesterol por meio da influência de ácidos fenólicos presentes no plasma.

Os achados sugerem que o consumo moderado de café está associado a uma diminuição da mortalidade geral e relacionada a doenças cardiovasculares, hipertensão, níveis de colesterol, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial. No entanto, a relação entre o consumo de café e o risco de doença coronária ainda não é conclusiva.

Portanto, o consumo moderado da bebida - no máximo duas xícaras por dia - parece ser uma ótima pedida para a sua saude.

O segundo estudo, publicado pelo Instituto Politécnico de Bragança, é baseado em uma revisão de outros artigos e analisa a correlação entre o consumo diário da infusão e a Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2),

Segundo o estudo, utilizando bases de dados como PubMed e Web of Science, os pesquisadores analisaram 11 estudos observacionais, que incluíram estudos de coorte.

As conclusões apontam que o consumo de café com cafeína está associado a um menor risco de diabetes mellitus tipo 2. A quantidade de café necessária para conferir proteção varia entre os estudos, com alguns sugerindo que uma xícara por dia é suficiente, enquanto outros indicam um consumo mínimo de três xícaras diárias.

Os estudos atuais indicam que o consumo moderado de café pode trazer diversos benefícios à saúde, especialmente na redução do risco de DM2 e na melhoria de alguns aspectos da saúde cardiovascular.

Embora a quantidade exata de café necessária para conferir esses benefícios possa variar, o consenso é que a moderação é a chave. Portanto, para aqueles que apreciam uma boa xícara de café diariamente, as evidências científicas sugerem que essa prática pode, de fato, contribuir positivamente para a saúde.

Temas