O apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, passou por uma embolização nesta semana. O procedimento, realizado após um transplante de rim no dia 26 de fevereiro, consiste na interrupção proposital do fluxo sanguíneo em uma parte do corpo.
De acordo com a nota da família, "o implante renal foi bem-sucedido, mas o paciente ainda aguarda pelo início do funcionamento do órgão". Internado no Hospital Albert Einstein desde o mês passado, o apresentador ainda não tem previsão de alta.
Te podría interesar
Para João, filho de Faustão, o pai tem boa recuperação. "Meu pai está se recuperando bem. Cada pessoa tem que esperar o seu tempo para o rim voltar a funcionar. No caso dessa cirurgia de ontem, tinha uma parte que estava vazando líquido, então você tem que fechar, até mesmo para ver se é justamente isso que faz o rim estar demorando mais para funcionar", disse ele ao F5.
Os rins do apresentador já estavam comprometidos quando ele passou por um transplante de coração em agosto de 2023. Na época, o apresentador já estava realizando hemodiálise, um tratamento para suprir a função renal, de acordo com familiares.
Te podría interesar
O que é embolização?
A embolização é um procedimento médico que visa interromper o fluxo sanguíneo para uma área específica do corpo e não é significativamente invasivo. O procedimento é realizado por um radiologista intervencionista e não requer cirurgia aberta. Através de um cateter introduzido na virilha ou no braço, microesferas são injetadas nas artérias do local a ser tratado.
Aplicações mais comuns:
- Hiperplasia prostática benigna (HPB): A embolização geralmente ocorre no tratamento para HBP, um tumor benigno que aumenta a próstata. As microesferas reduzem o fluxo sanguíneo da próstata, promovendo seu encolhimento e aliviando os sintomas da doença.
- Problemas renais: A embolização pode ser utilizada para obstruir vasos sanguíneos nos rins que estejam prejudicando seu funcionamento, como no caso de Faustão.