Nesta quarta-feira (3), o Sistema Único de Saúde do Brasil começou a aplicar a vacina contra a dengue em Dourados, no Mato Grosso do Sul. A cidade é a primeira a receber a vacina contra a doença, que matou mais de 300 pessoas no país no ano passado.
A dengue é uma doença comum no Brasil, que atinge milhares de pessoas em praticamente todas as regiões do país em todos os anos.
Te podría interesar
A vacina, conhecida como Qdenga, não será utilizada em larga escala em um primeiro momento por conta da capacidade de fabricação do laboratório japonês que desenvolveu o medicamento.
O plano começa mais cedo em Dourados porque a prefeitura fechou uma parceria com o laboratório há alguns meses e comprou 90 mil doses da vacina.
Te podría interesar
O governo federal receberá as primeiras doses em fevereiro e vai concentrar os esforços através de tratamentos prioritários e, assim, conseguir imunizar uma parcela importante da população brasileira.
“O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec, seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS. E, até o início do ano, faremos a definição dos públicos alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, explicou a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A expectativa é que pelo menos 5 milhões de brasileiros sejam vacinados até novembro deste ano. O calendário de vacinação com a disponibilidade para cada região deve ser divulgado ao longo dos meses de 2024.