SAÚDE

Zika virus para tratar o câncer? Entenda nova descoberta

Novo estudo mostra que vírus pode ajudar em tratamento de câncer

Zika vírus pode auxiliar no combate a um tipo específico de câncer em ratosCréditos: iSO-FORM LLC
Escrito en SAÚDE el

Um estudo conduzido por pesquisadores na Universidade da Flórida mostrou que o zika vírus pode ser um tratamento eficiente no combate contra o câncer de próstata.

A pesquisa publicada no último dia 9 de janeiro no Cancer Research Communications fez um estudo com camundongos para entender como o vírus pode ser útil no tratamento contra a doença.

“Estamos esperançosos de que esse estudo abrirá caminho para uma melhor sobrevida de pacientes com a doença”, afirma o líder da pesquisa, Matthew Davis, em entrevista ao periódico britânico Daily Mail.

Segundo os pesquisadores do Hospital Infantil Nemours em Orlando, na Flórida, EUA, foram observados resultados expressivos com mais de 80% de eficácia no combate aos tumores de neuroblastoma nos ratos.

Os camundongos receberam uma injeção do vírus Zika não modificado diretamente nos tumores.

“A diferença foi impressionante”, disse Joseph Mazar, cientista pesquisador que assina o estudo ao site WordsSideKick.com. "Você simplesmente não vê isso [em outras pesquisas]; é uma loucura. Obtivemos 80% a 90% de eficácia. Os tumores foram erradicados - injeção única, sem recorrência, sem sintomas", completa.

Outros vírus já foram capazes de tratar câncer. Em junho, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer publicaram um estudo mostrando que a infecção por flavivírus foi capaz de combater o glioblastoma, forma agressiva de câncer cerebral.

O tratamento é uma alternativa aos mais tradicionais tratamentos como a quimioterapia e radioterapia, consideradas formas agressivas de combate à doença.